NRE de Ivaiporã entrega Educatron às escolas da rede estadual

Professor Valber Clarimundo

Professor Valber Clarimundo

O Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã realizou na quinta-feira, dia 30 de junho, a solenidade de entrega oficial dos Educatrons às escolas da rede estadual de ensino. Todas as salas das 52 escolas jurisdicionadas ao NRE de Ivaiporã contam com um equipamento como esse, que é composto por uma TV monitor, um teclado e mouse sem fio e uma CPU. “É como se fosse uma televisão acoplada a um computador”, explica o chefe do NRE de Ivaiporã, Valber Clarimundo.

A solenidade foi realizada no auditório do Sesc em Ivaiporã e contou com a presença dos prefeitos Carlos Gil (Ivaiporã), Reinaldo Grola (Lunardelli), do vice-prefeito de Jardim Alegre, Moisés dos Santos; da presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy e do representante do Governo do Estado na região, Maurício Bueno, além dos diretores das escolas estaduais jurisdicionadas ao NRE de Ivaiporã.

O equipamento tem acesso à internet e o professor pode utilizá-lo para logar ao RCO Mais Aulas, que é uma plataforma da Secretaria de Estado da Educação, que conta com uma grande quantidade de material que o educador pode utilizar em sala de aula. O recurso contempla aulas prontas, vídeos, animações, entre outros materiais que o professor utiliza integralmente ou adapta à realidade de cada região e de cada turma. Além disso, é possível promover, através do Educatron, vídeos conferências com professores, pesquisadores ou alunos de qualquer parte do mundo. “Isso quebra barreiras e possibilita uma série de atividades em sala de aula, mas é o professor que continua fazendo a diferença nos eu conteúdo”, frisa Valber Clarimundo.

Algumas escolas da região do núcleo já estão utilizando o Educatron, como é o caso do Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira de Ivaiporã, que, inclusive, foi o primeiro colégio do município a ter o equipamento instalado, e o diretor José Roberto Pereira, o Salmora, faz uma avaliação sobre a proposta. “O Educatron substitui algumas tecnologias como o datashow, que o professor utilizava em sala de aula, mas no nosso caso, precisava ser montado e tomava muito tempo da aula, já esse equipamento fica à disposição do início ao fim da aula e otimiza esse tempo, além disso, tem à disposição todos os conteúdos do RCO, o que facilita todo o planejamento do professor, que pode aprimorar e modificar conforme sua necessidade”, salienta.

Para ele, esse é um processo de inovação que vai ser utilizado cada vez mais pelos professores e que tornam a aula mais rápida, interativa e abre uma série de possibilidades.

A diretora da Escola do Campo Leonardo Becker, do distrito de Primavera, em Lunardelli, Josiane Justiniano Honório, comenta que a expectativa é grande com o Educatron. Os equipamentos já chegaram na escola e a previsão é que fossem instalados nessa semana. “Já fazemos o uso do projeto e, com as aulas prontas no RCO, isso facilitou muito a nossa vida, tanto que fomos destaques na Prova Paraná realizada no primeiro trimestre e isso graças ao empenho dos nossos professores e de toda a escola, que tem feito a diferença e mudado a realidade da escola pública”, frisa.

Para ela, a inclusão dessas novas tecnologias é uma mudança extraordinária. “Estamos deixando o quadro negro de lado e passando a usar a tecnologia, estamos na era da inovação, os alunos já têm o celular na mão, com a pandemia nos reinventamos como professores e essas tecnologias tornaram as aulas mais interessantes e atrativas”, destaca a diretora.

Representantes de Lunardelli recebem equipamento da Seed

Representantes de Lunardelli recebem equipamento da Seed