Comunidade Chapéu do Sol será pavimentada com pedras irregulares

Secretário Norberto Ortigara assina ordem de serviço para obras de pavimentação em Santa Maria do Oeste

Secretário Norberto Ortigara assina ordem de serviço para obras de pavimentação em Santa Maria do Oeste

Com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a Prefeitura de Santa Maria do Oeste assinou a ordem de serviço para iniciar as obras de pavimentação com pedras irregulares da estrada que faz a ligação da Rodovia PR-456, passando pela comunidade do Chapéu do Sol até o distrito de São José. O trecho a ser pavimentado é de aproximadamente cinco quilômetros e o investimento do Governo do Estado é de R$ 1,5 milhão, com uma contrapartida na ordem de 3% por parte do município. Além da assinatura do convênio da pavimentação, o secretário Norberto Ortigara assinou um convênio, na ordem de R$ 790 mil, para a aquisição de equipamentos para a Associação da Comunidade Chapéu do Sol, emenda do deputado estadual Marcel Micheletto.

O prefeito Oscar Delgado recepcionou as autoridades estaduais e comentou que essa obra é muito importante, pois beneficia a Casa Familiar Rural, que recebe estudantes de vários municipais que estudam no local. “Além disso, a comunidade do Chapéu do Sol é uma das nossas comunidades rurais que tem crescido em número de moradores, diferente do que está ocorrendo em outras regiões de Santa Maria do Oeste, onde a população tem diminuído; essa pavimentação vai atender cerca de mil pessoas”, frisa.

Delgado comenta também que a Coopermate, cooperativa de beneficiamento de erva mate do Assentamento Estrela do Oeste, foi beneficiada com recursos da Seab para a aquisição de uma máquina para beneficiamento do chá mate e que possibilita à cooperativa comercializar seu produto no formato de sachê. “Os assentados têm a marca chamada Produtos da Terra e já exportam para a Alemanha, França e Estados Unidos e, com o sachê, o produto vai ter um valor agregado ainda maior”, frisa o prefeito.

Secretário visita também Pitanga e Palmital

Durante a passagem pela região central, o secretário Norberto Ortigara também visitou os municípios de Pitanga, onde se reuniu com lideranças do sindicato rural e visitou o Frigodasko e depois foi para Palmital, onde fez a inauguração de um barracão construído com recursos do Coopera Paraná.