Comunidade Chapéu do Sol será pavimentada com pedras irregulares

Secretário Norberto Ortigara assina ordem de serviço para obras de pavimentação em Santa Maria do Oeste
Com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a Prefeitura de Santa Maria do Oeste assinou a ordem de serviço para iniciar as obras de pavimentação com pedras irregulares da estrada que faz a ligação da Rodovia PR-456, passando pela comunidade do Chapéu do Sol até o distrito de São José. O trecho a ser pavimentado é de aproximadamente cinco quilômetros e o investimento do Governo do Estado é de R$ 1,5 milhão, com uma contrapartida na ordem de 3% por parte do município. Além da assinatura do convênio da pavimentação, o secretário Norberto Ortigara assinou um convênio, na ordem de R$ 790 mil, para a aquisição de equipamentos para a Associação da Comunidade Chapéu do Sol, emenda do deputado estadual Marcel Micheletto.
O prefeito Oscar Delgado recepcionou as autoridades estaduais e comentou que essa obra é muito importante, pois beneficia a Casa Familiar Rural, que recebe estudantes de vários municipais que estudam no local. “Além disso, a comunidade do Chapéu do Sol é uma das nossas comunidades rurais que tem crescido em número de moradores, diferente do que está ocorrendo em outras regiões de Santa Maria do Oeste, onde a população tem diminuído; essa pavimentação vai atender cerca de mil pessoas”, frisa.
Delgado comenta também que a Coopermate, cooperativa de beneficiamento de erva mate do Assentamento Estrela do Oeste, foi beneficiada com recursos da Seab para a aquisição de uma máquina para beneficiamento do chá mate e que possibilita à cooperativa comercializar seu produto no formato de sachê. “Os assentados têm a marca chamada Produtos da Terra e já exportam para a Alemanha, França e Estados Unidos e, com o sachê, o produto vai ter um valor agregado ainda maior”, frisa o prefeito.
Secretário visita também Pitanga e Palmital
Durante a passagem pela região central, o secretário Norberto Ortigara também visitou os municípios de Pitanga, onde se reuniu com lideranças do sindicato rural e visitou o Frigodasko e depois foi para Palmital, onde fez a inauguração de um barracão construído com recursos do Coopera Paraná.