Pitanga inaugura sede do Samu

Imagem da notícia.

A Prefeitura de Pitanga realizou na manhã dessa quinta-feira, 23 de junho, a inauguração da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional, que irá atender os serviços de urgência e emergência no município e nas cidades da região. O investimento na reforma e adequação do prédio contou com recursos dos cofres municipais, na ordem de R$ 280 mil. Parte desse dinheiro, partiu de emendas impositivas dos ex-vereadores Luiz Mattos e Osvaldo Krupik.

A solenidade de inauguração contou com a presença do deputado estadual Alexandre Curi; do prefeito Maicol Callegari Barbosa; do vice-prefeito Carlos Brandalise; do presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Holovka; do coordenador regional do Samu, Rodrigo Lagos; e da diretora executiva do consórcio de saúde CIS 5ªRS, Maria José Mandu Ribeiro Ribas; vereadores; secretários municipais e convidados.

Imagem da notícia.

Com a entrega do prédio, agora a expectativa é para o início efetivo dos serviços. O prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, destaca que a contratação dos profissionais para atuar no serviço é de responsabilidade do consórcio de saúde e ocorreu um atraso nessa contratação. “A meta inicial é que o serviço começasse a funcionar agora, mas acredito que dentro de 30 dias, esse problema será resolvido e o serviço efetivamente comece a funcionar”, salienta o prefeito.

Imagem da notícia.

O atendimento do Samu ocorrerá através do telefone 192, para todas as situações de urgência e emergência, como o atendimento de pessoas vítimas de infarto, AVC, mau súbito e acidentes de trânsito com ferimentos graves. Este primeiro atendimento do Samu garantirá a porta de entrada para o suporte hospitalar, nos serviços de referência, seja em Pitanga ou em outros municípios da região.

Para o prefeito de Pitanga, o início das atividades do Samu representa uma transição do atendimento de baixa complexidade para os atendimento de alta complexidade e a garantia do atendimento com qualidade ao paciente. “Foram cinco anos de muito trabalho e dedicação para organizar toda a saúde do município para chegar a esse momento; realizamos um grande investimento financeiro e de pessoal e não é possível mensurar todas as pessoas que trabalharam e se dedicaram para chegar nesse momento, que vai representar um avanço gigantesco e dar mais segurança à população”, salienta.

Imagem da notícia.
Imagem da notícia.