Sindicato Rural de Ivaiporã promove cursos de capacitação

Nos meses de junho e julho, o Sindicato Rural de Ivaiporã, em parceria com o Senar Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), promove dois cursos de capacitação para os produtores rurais.

De 27 de junho a 1º de julho, será realizado o curso gratuito de operação e manutenção de tratores agrícolas, que terá duração de três dias para cada participante. As inscrições devem ser feitas na sede do sindicato, localizada na Avenida Tancredo Neves, 4225.

O objetivo do curso é empregar técnicas seguras na operação, regulagem e manutenção de tratores agrícolas, voltado para pessoas com pelo menos 18 anos de idade.

O conteúdo programático abordará temas como legislação de segurança e saúde no trabalho e noções de legislação de trânsito; identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e a saúde do trabalhador; noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes nas máquinas e implementos; medidas de controle dos riscos: equipamentos de proteção coletiva e individual, operação da máquina e implementos com segurança, inspeção, regulagem e manutenção com segurança, noções sobre primeiros socorros e prática operacional.

O curso para criação de abelhas sem ferrão acontece em parceria com o Departamento de Agricultura de Ivaiporã, local onde devem ser feitas as inscrições. O curso ocorre de 25 a 28 de julho, das 08h00 às 17h00, no Sindicato Rural de Ivaiporã.

O conteúdo programático conta com noções sobre abelhas africanizadas e abelhas sociais nativas, distribuição geográfica, tipos de ninho, estrutura das colônias de meliponídeos, conhecimento das madeiras – instalação, técnicas de transferência de ninhos de tronco para caixa racional, predadores, divisão de colônias de meliponídeos, os produtos das abelhas e o aproveitamento do mel. O público alvo deve ter idade mínima de 18 anos.