Sindicato Rural de Pitanga leva agricultores para evento de lideranças em Campo Mourão

Agricultores rurais de Pitanga participam de evento em Campo Mourão

Agricultores rurais de Pitanga participam de evento em Campo Mourão

Estimular o surgimento de novas lideranças no meio rural tem sido um dos pilares da atual gestão do Sindicato Rural de Pitanga e, para fortalecer esse tema, a entidade levou para um evento que ocorreu, recentemente, na cidade de Campo Mourão, 26 produtores rurais, sendo que a maioria mulheres. Eles participaram do Encontro de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, que é realizado pela Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O evento está ocorrendo em todo o Paraná e, no total, serão realizados 10 encontros presenciais.

O objetivo principal da viagem organizada pelo Sindicato Rural de Pitanga foi fortalecer o vínculo dos produtores rurais com a entidade, que representa a agricultura na região, além de mostrar as ações que a entidade sindical desenvolve em parceria com a Federação da Agricultura do Paraná e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Os participantes do Encontro de Líderes Rurais foram divididos em três grupos, que percorreram três espaços diferentes, que tiveram os seguintes temas: representatividade, aprendizagem e conquistas; e cada um deles enfatizando os aspectos que são relativos ao funcionamento do sistema sindical, além dos marcos históricos de conquistas que foram viabilizados pela organização dos sindicatos e do sistema Faep/Senar, além de inspirar os participantes a buscar qualificação, como os cursos do Senar-PR.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier, esse tipo de evento é importante, pois faz com que os produtores e produtoras rurais consigam ver a importância de uma entidade representativa forte e que, de fato, atua junto aos órgãos dos poderes públicos, seja das esferas municipal, estadual e federal, com uma cobrança clara e objetiva dos representantes públicos, seja prefeito, governador, deputado e senador. “É por meio das demandas locais dos sindicatos que a FAEP trabalha em busca de soluções e reivindicações do meio rural”, finaliza o presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier.