Sindicato Rural de Pitanga leva agricultores para evento de lideranças em Campo Mourão

Agricultores rurais de Pitanga participam de evento em Campo Mourão
Estimular o surgimento de novas lideranças no meio rural tem sido um dos pilares da atual gestão do Sindicato Rural de Pitanga e, para fortalecer esse tema, a entidade levou para um evento que ocorreu, recentemente, na cidade de Campo Mourão, 26 produtores rurais, sendo que a maioria mulheres. Eles participaram do Encontro de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, que é realizado pela Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O evento está ocorrendo em todo o Paraná e, no total, serão realizados 10 encontros presenciais.
O objetivo principal da viagem organizada pelo Sindicato Rural de Pitanga foi fortalecer o vínculo dos produtores rurais com a entidade, que representa a agricultura na região, além de mostrar as ações que a entidade sindical desenvolve em parceria com a Federação da Agricultura do Paraná e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Os participantes do Encontro de Líderes Rurais foram divididos em três grupos, que percorreram três espaços diferentes, que tiveram os seguintes temas: representatividade, aprendizagem e conquistas; e cada um deles enfatizando os aspectos que são relativos ao funcionamento do sistema sindical, além dos marcos históricos de conquistas que foram viabilizados pela organização dos sindicatos e do sistema Faep/Senar, além de inspirar os participantes a buscar qualificação, como os cursos do Senar-PR.
Para o presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier, esse tipo de evento é importante, pois faz com que os produtores e produtoras rurais consigam ver a importância de uma entidade representativa forte e que, de fato, atua junto aos órgãos dos poderes públicos, seja das esferas municipal, estadual e federal, com uma cobrança clara e objetiva dos representantes públicos, seja prefeito, governador, deputado e senador. “É por meio das demandas locais dos sindicatos que a FAEP trabalha em busca de soluções e reivindicações do meio rural”, finaliza o presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier.