Professoras de Ivaiporã destacam benefícios do yoga

Roberta Sanches fala dos benefícios da prática da atividade

Roberta Sanches fala dos benefícios da prática da atividade

Na terça-feira, 21 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Yoga, uma prática milenar de exercícios físicos e mentais que traz benefícios à saúde, interligando corpo e mente. Professoras que oferecem aulas da modalidade em Ivaiporã contaram ao Paraná Centro sobre os benefícios da prática do yoga.

Praticante há 8 anos e formada há 1 ano, a professora Roberta Sanches, que trabalha com as modalidades Integral e Hatha yoga, na Afufi, define o yoga como uma filosofia do bem-estar que está na rotina diária, bem como na prática do tapete com ensinamentos e deveres para o bem viver.

Ela disse que a procura pela prática do yoga cresceu de forma acentuada desde o início da pandemia, porque o período contribuiu para que as pessoas se voltassem mais para o seu interior durante o isolamento social para frear o contágio da Covid-19. “Com a pandemia, as pessoas precisaram se reconectar com elas mesmas, um retorno para casa e o yoga é uma prática que reconecta as pessoas com o seu eu e as leva para esse lugar de observação da nossa primeira casa, que somos nós”, destacou Roberta Sanches.

Uma das razões para esse crescimento é a busca por um novo estilo de vida e por atividades que sejam benéficas não só para o corpo, mas também para a saúde mental. “As pessoas têm procurado o yoga e, principalmente, a meditação para ter esse momento interno de reconexão”, acrescentou.

Conforme Roberta Sanches, o yoga trabalha tanto a saúde física do corpo quanto a saúde mental e energética, trazendo inúmeros benefícios como a mobilidade e fortalecimento, lembrando que qualquer pessoa pode participar de aulas de yoga, incluindo crianças, jovens, idosos, gestantes, mães, pessoas com deficiência. “Mentalmente, ele vai te colocar numa posição de centro, onde você vai observar os acontecimentos, mas criar uma não identificação com eles. No yoga se ensina a sair do problema para se ter uma visão mais clara sobre as situações da vida e acalmar a mente”, observou.

Para quem quer começar, Roberta Sanches sugeriu participar de uma aula experimental e persistir na prática com muita paciência para obter os resultados.

A professora Yasmin Coluci Jack Leão contou que conheceu o yoga há quase três anos e, desde então, deixou a profissão de assistente social para se dedicar integralmente às aulas de yoga, no shala Samtosha Yoga Ivaiporã (Samtosha significa “contentamento” em sânscrito e é um dos princípios básicos de conduta do yoga), nas quais, o método ensinado é o Vinyasa Flow Yoga, que conecta respiração e movimento.

Ela ressaltou que o yoga proporciona autoconhecimento ao praticante, por meio de uma jornada de auto-investigação, auto-observação, sutilizando as percepções de si mesmo. “Nós vivemos muito no automatismo por conta de uma sociedade que demanda rapidez, velocidade e uma carga de estresse grande em cima de todos nós e o yoga vem para nos tirar desse automatismo, colocando numa pausa consciente para olhar para dentro de si”, afirmou.

Para Yasmin Coluci, outra vantagem do yoga é melhorar a qualidade de vida, trazendo benefícios para a saúde física e mental do indivíduo praticante.

O yoga melhora o bem-estar, a postura e a transformação de lidar com a rotina, administrando melhor as emoções e os conflitos internos e externos. Por isso, a profissional disse que o benefício mais importante do yoga é o contato consigo mesmo. “A partir daí, conseguimos ter ações mais conscientes no nosso dia a dia para conseguir lidar bem com a realidade e as situações de crise e administrar o caos”, frisou.

Segundo ela, na tradição do yoga, os nossos pés são considerados a região mais impura do nosso corpo devido ao contato com o solo, por isso, as práticas são feitas descalço para purificar essa parte do corpo.

Para os interessados em começar a praticar yoga, a instrutora aconselhou a experimentar os vários estilos e métodos do yoga.

Yasmin Coluci relata a importância do yoga na qualidade de vida do praticante

Yasmin Coluci relata a importância do yoga na qualidade de vida do praticante