O que é um projeto de texto?

Segundo a cartilha do participante do ENEM, um projeto de texto é:

[…] um planejamento prévio à escrita da redação. É o esquema que se deixa perceber pela organização estratégica dos argumentos presentes no texto. É nele que são definidos quais os argumentos que serão mobilizados para a defesa de sua tese, quais os momentos de introduzi-los e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente. Assim, o texto que atende às expectativas referentes à Competência 3 é aquele no qual é possível perceber a presença implícita de um projeto de texto, ou seja, aquele em que é claramente identificável a estratégia escolhida por quem está escrevendo para defender seu ponto de vista.

O projeto de texto refere-se à organização da argumentação. Ele funciona como uma espécie de “mapa”, no qual são estabelecidos os principais pontos a serem expostos na redação. Nele, também devem ser determinados os momentos de introduzir argumentos e a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir a progressão textual.

Alguns procedimentos básicos auxiliam no momento de criar um projeto de texto

Confira o que pode ajudar você a desenvolver um projeto de texto:

- ler a proposta de redação, como tema e textos motivadores que o acompanham;

- interpretar, com muita atenção, todas as informações que acompanham o tema proposto;

- determinar quais são as possibilidades de análise do tema;

- optar por uma via de análise, tomando por base as informações analisadas e as possibilidades de desenvolvimento;

- integrar à análise outras informações pertinentes que não tenham sido fornecidas com o tema proposto.

O grau de detalhamento de um projeto de texto dependerá do seu conhecimento sobre determinado tema.

Como desenvolver um ótimo projeto de texto?

O primeiro passo para fazer um projeto de texto é ler atentamente a proposta de redação e os textos motivadores. A partir daí, você irá conseguir definir qual será o ponto de vista defendido na sua dissertação.

Na sequência, é preciso reunir as possíveis ideias que ocorrerem sobre o tema que você tenha como repertório sociocultural, sejam: dados, citações, teorias, fatos históricos, conceitos, filmes etc.

Após isso, selecione aquelas que forem pertinentes para a defesa do seu ponto de vista de forma crítica.

Lembre-se que também é preciso organizar essas ideias, seguindo uma sequência lógica , permitindo que o leitor acompanhe seu raciocínio sem dificuldades.

Por fim, é recomendado, ainda quanto ao projeto de texto, entender a estrutura da redação .

Dessa forma, a estrutura mínima que se espera no ENEM é a seguinte:

1. Introdução

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

Confira o que é preciso fazer nessa parte:

- chamar a atenção do leitor;

- contextualizar o tema;

- defender uma tese.

2. Desenvolvimento

Os parágrafos de desenvolvimento são aqueles onde você apresenta os argumentos que defendem a sua tese, com o objetivo de convencer o leitor a respeito do seu posicionamento.

Na estrutura da redação ENEM, dois ou três parágrafos do seu texto devem ser dedicados ao desenvolvimento dos seus argumentos, com cerca de 7 linhas para cada.

Também é importante lembrar que vale mais a pena desenvolver bem um argumento por parágrafo do que expor vários argumentos sem desenvolvê-los.

Veja os pontos importantes da estrutura da redação ENEM no desenvolvimento:

- tópico frasal;

- desenvolvimento dos argumentos;

- coerência e conexão entre as ideias.

3. Conclusão

Por fim, a conclusão é o parágrafo que finaliza a estrutura da redação ENEM e deve conter cerca de 5 linhas. Aqui, você não deve abordar novos argumentos, e sim relacionar o que já foi exposto com a sua tese, além de propor soluções para os problemas abordados ao longo do texto.

Os pontos importantes que devem conter neste parágrafo são:

- síntese das ideias;

- proposta de intervenção detalhada;

- “amarrar” todas as ideias apresentadas no texto.

Portanto, é importante entender quais são as características que definem um projeto de texto para não se perder no processo de desenvolvimento da redação.