Maringá vai fazer mil exames de glaucoma em um dia

Imagem da notícia. Por: Imagem ilustrativa

Fonte: Imagem ilustrativa

No espaço das 9 às 17 horas do próximo sábado, 21, a prefeitura de Maringá quer realizar pelo menos mil exames de visão voltados para o glaucoma, doença que é a principal causa de cegueira no mundo. Os exames vão acontecer durante o Espaço Saúde, no estacionamento do Hospital Municipal.

Além dos exames para a detecção do glaucoma, acontecem coletas de preventivo, massagens, verificação de peso, pressão e glicemia, orientações de prevenção da dengue e câncer bucal, distribuição de autoteste e orientações sobre outras doenças.

O Espaço Saúde é uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada. No trabalho do próximo sábado a parceria é com a Associação Paranaense de Oftalmologia (APO). As pessoas precisam apresentar documento com foto e cartão SUS. O atendimento será por ordem de chegada.

A ação está relacionada ao Maio Verde, campanha de prevenção e combate ao Glaucoma. O grupo de risco é formado por pessoas acima de 40 anos, com histórico familiar de Glaucoma, pacientes que fazem uso de corticóides, alta miopia e diabéticos.

“O evento vem para agilizar atendimentos e oferecer serviços. Toda população está convidada. A iniciativa colabora para a descentralização de serviços e também da promoção de uma saúde humanizada”, diz o secretário de Saúde Clóvis Melo.