Polícia Militar homenageia lideranças de Ivaiporã

Militares são homenageados com a medalha Luiz Antônio Abbá

Militares são homenageados com a medalha Luiz Antônio Abbá

Em solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná “Coronel PM Joaquim Antônio Moraes Sarmento”, a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizou na manhã da terça-feira, dia 17 de maio, a entrega de medalhas a policiais militares e representantes da sociedade civil que prestaram relevantes serviços à segurança pública do município.

Major Robson Falk Vieira entrega certificado para José Francisco Cardoso

Major Robson Falk Vieira entrega certificado para José Francisco Cardoso

O evento que ocorreu na sede da PM de Ivaiporã e contou com a presença do tenente coronel Roberto Francisco Cardoso, subcomandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar; major Robson Falk Vieira, comandante da 6ª CIPM; tenente coronel José Francisco Cardoso, ex-comandante da 6ª CIPM; major Cleber Daverson Luiz dos Santos, comandante do 1º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã; Adriana Marques dos Santos, juíza de Direito da Comarca de Ivaiporã; Cláudia Rech, secretária da Administração Municipal de Ivaiporã; Gertudres Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã; Valdir de Freitas Júnior, presidente da OAB Subseção Ivaiporã; e padre Romano Gnesotto.

As autoridades civis homenageadas com a medalha subtenente Luiz Antônio Abbá foram a juíza Adriana Marques dos Santos, padre Romano Gnesotto e o ex-chefe do núcleo regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Antônio Florisvaldo Sgobero. Todos os homenageados, além de prestarem serviços relevantes à segurança pública, também contribuíram para a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar em Ivaiporã.

Os militares homenageados na solenidade foram os tenentes coronéis Roberto Francisco Cardoso e José Francisco Cardoso; os subtenentes Rinaldo Luiz Ferreira e Vicente Mantoan, ambos da Polícia Militar, e Cleber Trova, do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã; os sargentos Marcos Rios Adami, Sivaldo Pugin, Claudemir da Silva e Alexsandre Júnior Cavalheiro; e o cabo Iuri Robert Malanowski.

A juíza Adriana Marques dos Santos comentou que se sentiu honrada em ter sido lembrada para receber a homenagem e que ficou satisfeita com a condecoração, depois de tantos anos atendendo na Comarca de Ivaiporã. “Ainda mais com uma medalha que leva o nome do subtenente Luiz Antônio Abbá, que foi um policial memorável e que faz falta para a corporação”, citou.

O tenente coronel da reserva José Francisco Cardoso era comandante da 6ª CIPM, quando ela deixou se ser vinculada ao batalhão de Apucarana e passou a ser companhia Independente. Para ele, essa homenagem representa um momento de glória pessoal e de reconhecimento de todo o empenho para que a Companhia Independente fosse uma realidade. “Na época, foi uma conquista grande, pois a segurança pública daqui precisava disso e fico envaidecido em receber essa medalha”, ressalta.

Ele destaca que teve seu dever cumprido e que, assim como ele, outros policiais que atuaram sob seu comando também foram homenageados, o que representa uma conquista muito grande para toda a corporação.

O comandante da 6ª CIPM, major Robson Falk Vieira, lembrou que o Coronel Sarmento teve uma história marcante na Polícia Militar e faleceu em combate e o comando da PM em Ivaiporã aproveitou a data para entregar as medalhas de honra, que foram proferidas no ano de 2020, mas que não puderam ser entregues por conta da pandemia da Covid-19. “Para a Polícia Militar, é importante reconhecer o trabalho de todo profissional, para que ele possa se sentir mais valorizado e, inclusive, incentivar aqueles que não foram homenageados, para que comecem a se espelhar e trabalhar ainda mais”, frisa.

Padre Romano, Antônio Sgobero e Adriana Marques dos Santos recebem homenagem

Padre Romano, Antônio Sgobero e Adriana Marques dos Santos recebem homenagem