Expoente da TI mostra como ingressar no mercado

Expoente da TI mostra como ingressar no mercado

O CEO do Grupo DB1, Ilson Rezende, fala um pouco sobre os caminhos para a nova Revolução Mundial: a internet. Com mais de 800 colaboradores, o Grupo DB1, liderado por ele, presta serviços de Tecnologia da Inovação para importantes empresas e instituições públicas e privadas do mundo inteiro.

Rezende é um dos expoentes no ramo da Tecnologia da Inovação de Maringá, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), também possui, além de outros títulos, Especialização em Sistemas de Informação pela SEPG. Sem contar inúmeras participações no sistema cooperativistas e associativistas do município.

Ilson Rezende

Ilson Rezende

Ter uma boa formação de português e matemática. Não adianta gostar de videogame, tem que gostar de interpretar e resolver problemas.
Ilson Rezende

Paraná Centro - O que faz Maringá despontar em empresas e profissionais voltados à Tecnologia da Informação?

Ilson Rezende - Maringá, em função da qualidade da educação básica, várias universidades ligadas à tecnologia, em conjunto com uma sociedade civil organizada apoiando os arranjos de empresas de um mesmo setor (como Sebrae e Projeto Empreender, aceleradora e startups, como o Evoa e Associacão Comercial), encontrou um ambiente propício para se empreender em tecnologia.

Paraná Centro - Dá pra saber quantas empresas estão voltadas ao desenvolvimento de sistemas da TI em Maringá?

Ilson Rezende – São mais de 500 empresas, que propiciam mais de 6 mil empregos e geram mais de 1,2 bilhão de reais de faturamento anual.

Paraná Centro - As pessoas que querem ingressar para trabalhar no mercado de TI, qual caminho devem iniciar?

Ilson Rezende - Ter uma boa formação de português e matemática. Não adianta gostar de videogame, tem que gostar de interpretar e resolver problemas. Depois, existem vários cursos que já podem ser feitos já no ensino médio e muitas empresas e associações já fornecem cursos gratuitos para incluir talentos na carreira, como é o caso da SBM treinee e DB1 Start.

Paraná Centro - Qual sua mensagem para os 75 anos de Maringá?

Ilson Rezende - Maringá tem a missão de cada vez mais referência em planejamento, segurança e qualidade de vida. Para mostrar que o Brasil pode dar certo, basta a sociedade local querer. Maringá é exemplo disso e deve continuar sendo; isso vai inspirar outras cidades a fazerem o mesmo.