CRF de Cândido de Abreu realiza atividades de adequação ambiental

Alunos da Cfr de Cândido de Abreu realizam plantio de mudas de árvores nativas em área de mata ciliar do Rio Coronel

Alunos da Cfr de Cândido de Abreu realizam plantio de mudas de árvores nativas em área de mata ciliar do Rio Coronel

A Casa familiar Rural de Cândido de Abreu realizou uma atividade prática com os alunos do primeiro ano do curso em técnico Agrícola, na área de adequação ambiental de propriedades de base familiar.

As ações foram desenvolvidas na chácara São Roque, localizada a dois quilômetros da cidade, às margens do Rio Coronel, afluente do Rio Ubazinho, onde os alunos participaram da execução do reflorestamento de áreas de preservação permanente e tratamento ecológico de esgoto doméstico.

Durante a ação de recuperação de mata ciliar, os alunos tiveram orientações técnicas sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e as exigências da lei para a preservação ambiental das propriedades rurais, assim como, informações e conscientização sobre a importâncias das matas ciliares para a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Na área de tratamento ecológico de esgoto, os alunos acompanharam e auxiliaram a construção de uma “bacia de evapotranspiração”, uma técnica que apresenta baixo custo, utilizando pneus velhos e entulhos de construção, além de ser altamente eficiente no tratamento de água negra (vaso sanitário), não gera resíduo, degradando a matéria orgânica do esgoto por meio de ação biológica (fermentação).

A realização da atividade vinha sendo preparada com um mês de antecedência, contando com apoio da Prefeitura de Cândido de Abreu e da Secretaria do Meio Ambiente no processo de abertura da fossa, transporte de pneus e entulho e na doação de mudas de espécies nativas, como araucária e palmito Jussara, para a recomposição florística da mata ciliar.