Com presença de reitor, IFPR de Ivaiporã realiza solenidade de formatura

Mesa diretiva dos trabalhos da solenidade de colação de grau

Mesa diretiva dos trabalhos da solenidade de colação de grau

Com a presença do reitor Odacir Zanatta, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã, realizou na noite da quinta-feira, 28 de abril, a formatura das turmas de Técnico em Informática Integrado, Técnico em Eletrotécnica Integrado e subsequente, Técnico em Agroecologia Integrado, Tecnólogo em Agroecologia e Licenciatura em Física. Cerca de 70 alunos receberam outorga de grau durante a solenidade, que foi realizada no ginásio de esportes do campus e contou com a presença dos pais, familiares e amigos.

O reitor Odacir Zanatta relembrou que esses dois anos de pandemia trouxeram enormes desafios para a instituição. Ele comenta que todos foram surpreendidos com a doença e, no dia 17 de março de 2020, a instituição foi obrigada a parar todas as atividades presenciais. “Apesar desse episódio triste, não esmorecemos e buscamos alternativas para fazer as atividades pedagógicas não presenciais e conseguimos usar de maneira apropriada as tecnologias da informação e da comunicação, além de capacitar nossos professores para usarem de forma adequada essa ferramenta de educação à distância e acredito que, mesmo com todos os impactos negativos, conseguimos cumprir com o mínimo exigido para que nossos estudantes pudessem chegar à formatura”, salienta o reitor do IFPR.

Reitor Odacir Zanatta e diretor Ricardo Souza proferem a colação de grau

Reitor Odacir Zanatta e diretor Ricardo Souza proferem a colação de grau

Ele destaca que a formatura coroa o trabalho de todo o instituto. “Esse é um momento que vemos em cada formando, o esforço de todos os professores, técnicos administrativos, terceirizados e famílias, e isso é um motivo de muita alegria para todos nós”, ressalta.

O diretor do IFPR, campus Ivaiporã, Ricardo de Souza, lembra que todos os estudantes que se formaram nesse ano ingressaram no instituto em um período anterior à pandemia, quando iniciaram o curso presencial. “Precisamos fazer muitas adaptações e houve um esforço imenso de todos os servidores do IFPR e estudantes, além da compreensão dos pais e das famílias, para que pudéssemos chegar a esse momento final”, relata. Para ele, foi um desafio muito grande para os docentes e gestores, mas isso está sendo compensado pelo momento de felicidade, que é a colação de grau.

Reitor deve retornar a Ivaiporã no dia 20 de maio

O reitor do Instituto Federal do Paraná, Odacir Zanatta, deve retornar a Ivaiporã no dia 20 de maio, para participar da inauguração de mais um bloco de sala de aulas e laboratórios e também da entrega, por parte da prefeitura, de um terreno de aproximadamente 5 alqueires para o curso de Agronomia. Ele destaca que essa estrutura é fundamental para o desenvolvimento do curso e nessa área de terra devem ser implantadas culturas perenes, culturas anuais, além de outros sistemas e estruturas, fundamentais para o curso, como pátio de máquinas, sistemas de irrigação, entre outros.

Formandos recebem comenda durante solenidade

Formandos recebem comenda durante solenidade