Colégio Barbosa Ferraz recebe palestra educativa

Ação orienta estudantes sobre as infecções sexualmente transmissíveis e formas de prevenção

Ação orienta estudantes sobre as infecções sexualmente transmissíveis e formas de prevenção

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã recebeu, no mês de abril, uma ação educativa destinada aos alunos do 3° ano do ensino médio, que teve o objetivo de integrar as políticas e ações de educação em saúde, com a participação da comunidade escolar frente às infecções sexualmente transmissíveis, como definição, sinais e sintomas, tratamento e prevenção. A ação foi muito dinâmica, onde os alunos participaram de jogos com premiações, além disso, observaram imagens reais das doenças para facilitar a compreensão.

A palestra foi ministrada pelo acadêmico do 9° semestre do curso de Enfermagem da FATEC- Ivaiporã, Joás Amaral da Silva, com a participação e orientação da enfermeira doutora e também docente Tatiele Estefâni Schonholzer.

Segundo o Joás, a promoção da saúde sempre foi sua prioridade na assistência à saúde, visto que uma vez que você educa um indivíduo, a sua vida é transformada, ou seja, ele adota hábitos e estilos de vida saudáveis, bem como a mudança de comportamentos inadequados, diminuindo o adoecimento e complicações graves.

Vale ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde, os índices de ISTs estão crescendo drasticamente na população adolescente de 15 a 19 anos. Em 2020, foram notificados 2.569 novos casos de sífilis e 1.049 de HIV, dessa forma, os adolescentes necessitam de profissionais de saúde para dialogar sobre a temática, contribuindo para diminuir essa incidência.

Outro ponto relevante a destacar, é o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Ministério da Saúde, em 2007, que visa a contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz possui esse programa, mas por falta de profissionais de saúde que interessam sobre o assunto, ele não é desenvolvido. A instituição FATEC sempre se preocupa com a questão social, dessa forma, sempre permite que os acadêmicos levem saúde para diferentes grupos na sociedade, com o intuito de promover uma transformação na vida das pessoas, por meio da educação.

O acadêmico finalizou agradecendo à direção do Colégio Barbosa Ferraz, em especial ao diretor Ivan e à professora Rose, da disciplina de biologia, que oportunizou suas aulas para a palestra acontecer. “A turma foi muito participativa e prestativa, fazendo com que eu alcançasse meu objetivo”, destacou o acadêmico de enfermagem.