Jardim Alegre recebe cadeiras especiais para a prática de atividades esportivas

Autoridades participam de entrega de equipamentos para desporto paralímpico

Autoridades participam de entrega de equipamentos para desporto paralímpico

O Departamento Municipal de Esporte de Jardim Alegre recebeu nessa terça-feira, dia 26 de abril, 10 cadeiras de rodas para a prática do atletismo paralímpico. São cinco cadeiras para adultos e cinco para crianças. Os recursos foram empenhados pelo deputado estadual Douglas Fabrício, no valor de R$ 80 mil, e liberados pelo Governo do Estado, com o objetivo de fomentar o paradesporto no município de Jardim Alegre e na região.

A contrapartida da Prefeitura de Jardim Alegre será adaptar a pista de atletismo do Estádio Municipal Alzemiro Francisco Rech, para ser utilizado pelas cadeiras de roda.

Na oportunidade, o município também recebeu um kit de material esportivo, viabilizado pelo deputado estadual Tercílio Turini, atendendo a um pedido dos vereadores Norberto Rohling e José Carlos Barbosa, o Zé Careca. A entrega dos equipamentos foi feita pelo prefeito José Roberto Furlan, junto com a presidente da Câmara de vereadores, Sônia Aparecida de Campos de Souza, dos vereadores Zé Careca e Pricilla Bogo, vereador José Carlos Barbosa e do diretor municipal de Esportes, Luiz Carlos Pereira, o Chocolate.

O diretor de Esportes informou à reportagem do jornal Paraná Centro que a ideia surgiu em conversa com o pessoal do Departamento de Esportes, para implementar uma modalidade nova, que é o atletismo com cadeira de rodas, para pessoas que têm deficiência com os membros inferiores. “Esse é um esporte para os atletas devolverem a autoestima e potencial”, frisa.

José Carlos Pereira comenta que já existem três atletas em Jardim Alegre que demonstram interesse em praticar esse esporte, mas ele acredita que assim que o trabalho tiver início, outras pessoas também devem se interessar pelo atletismo paralímpico.

O secretário comentou ainda que o município já tem projeto de construção de uma pista de atletismo emborrachada e que o deputado federal Evandro Roman está buscando os recursos junto ao Governo Federal. “Acredito que Jardim Alegre será um município pioneiro nesse esporte e podemos fazer parceria com outros municípios e com as Apaes e, quem sabe, descobrir atletas com potencial”, frisa.