Jardim Alegre e sua história

Monumento aos pioneiros de Jardim Alegre

Monumento aos pioneiros de Jardim Alegre

Em 1929, uma grande área do que então constituía uma fazenda, foi adquirida e deu origem a uma empresa imobiliária, que deveria colonizar a região, onde atualmente encontra-se o município de Jardim Alegre. Mas somente a partir de 1939, a área começou a ser desbravada com a derrubada das matas e início do cultivo do solo.

Com cerca de 11 mil habitantes, Jardim Alegre está na região conhecida como Vale do Ivaí, no Norte do Paraná, e foi colonizado por gente simples e hospitaleira. A partir de 1952, os proprietários da fazenda Rancho Alegre iniciaram o desmembramento das terras.

O atual município de Jardim Alegre, orgulha-se de não ter o seu histórico garboso e cheio de nomes célebres, pois o rápido progresso se esqueceu das celebridades e acolheu gente simples e hospitaleira para sua colonização, que iniciou em 1952, tendo à frente os nomes: Genibre Aires Machado, Pedro Machado, Renato Machado, Godofredo Aires Machado e Acincino Aires Vidal (sobrinho), proprietários da fazenda Rancho Alegre.

A placa indicatória da fazenda, ficava na estrada que ligava Ivaiporã a Faxinal, o que fez os viajantes e moradores do local, denominarem o mesmo de Placa Rancho Alegre, onde florescia mais um povoado no centro oeste do Paraná.

A mudança da denominação do ainda minúsculo povoado, não se fez esperar. Tão logo inteiraram-se dos nomes dos proprietários da fazenda, passaram a chamá-lo Patrimônio Três Machado, que perdurou até a escolha do nome Jardim Alegre, que permanece até nossos dias. Apesar de serem cinco os componentes da família Machado, por razões desconhecidas, cognominaram o patrimônio de Patrimônio Três Machados.

A cidade, que é forte na agricultura e rica em belezas naturais, inicialmente foi denominada patrimônio “Três Machados”, passou mais tarde a se chamar patrimônio “Rancho Alegre” e, posteriormente, por meio do então vice-prefeito do município, Alzemiro Alves de Moraes, foi batizada de Jardim Alegre. Ao ser aprovado o nome “Jardim Alegre”, o município foi criado pela Lei Estadual nº 4859, de 28 de abril de 1964, sendo emancipado e instalado em 19 de dezembro do mesmo ano, quando foi desmembrado de Ivaiporã.

A exemplo de seus dois municípios vizinhos, São João do Ivaí e Ivaiporã, Jardim Alegre também nasceu em terras da sociedade Territorial Ubá Ltda., de propriedade da família Barbosa Ferraz.