Mauá da Serra tem Centro de Ensino para Transtorno do Espectro Autista

Vânia dos Santos – secretária de Educação de Mauá da Serra

Vânia dos Santos – secretária de Educação de Mauá da Serra

No dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Esse tema vem ganhando espaço na sociedade e o diagnóstico cada vez mais comum. No entanto, ainda são poucas as informações que a população tem em relação a essa condição, que afeta o desenvolvimento neurológico e começa a se manifestar em crianças já nos primeiros anos de vida. Em Mauá da Serra, o assunto é tratado como prioridade e, há alguns anos, o município conta com o CETEA (Centro de Ensino para Transtorno do Espectro Autista), ligado à Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Educação de Mauá da Serra, Vânia Alencar Coutinho dos Santos, salienta que o CETEA atende atualmente 32 alunos, na maioria com condição de autismo diagnosticada das redes municipal, estadual, particular de ensino e da APAE. No centro, eles contam com o apoio de duas psicopedagogas e uma professora de educação física para auxiliar no tratamento. “Essa iniciativa foi um pedido do prefeito Hermes Wichtoff e da primeira-dama Kelly Wichtoff, para que esses alunos tivessem um olhar diferenciado e visitamos um centro, em Curitiba, e percebemos que seria possível fazer o mesmo aqui em Mauá da Serra”, frisa a secretária.

Hoje, além do atendimento presencial com os alunos com autismo, o CETEA também dá suporte para escolas e professores de como atender e entender a especificidade de cada criança autista. “Acredito que tivemos muitos ganhos desde que o CETEA foi implantado, pois as profissionais que atuam nesse local tratam cada um de forma particular e orientam os pais da melhor forma de agir, e o que eles devem ou não fazer”, frisa.

Conscientização

Vânia dos Santos salienta que é importante conscientizar a população em geral, pois trata de um assunto novo, que assusta as pessoas e tem trazido divergências. “Acredito que é fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre esse assunto e, principalmente, possam promover a acolhida e entender o que é o autismo e como lidar com essas questões”, frisa.

Para marcar as comemorações sobre o autismo, o município de Mauá da Serra promoveu na segunda-feira, dia 4 de abril, uma palestra com pais sobre o assunto, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde; e, na sexta-feira, dia 8 de abril, está sendo organizado um dia de atividades com os alunos atendidos pelo CETEA.