Univale lança curso presencial de Enfermagem

Jane Silva e Cristiane Pantaleão mostram banner do novo curso da Univale

Jane Silva e Cristiane Pantaleão mostram banner do novo curso da Univale

A Univale reuniu convidados e autoridades para a apresentação do novo curso da instituição na noite da quinta-feira, 10 de fevereiro. A diretora-geral Jane Silva Bührer Taques e a diretora municipal de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, apresentaram o banner do curso de enfermagem, que acontecerá no modelo presencial. O funcionamento do curso foi autorizado pelo Ministério da Educação, há poucos dias, e a faculdade pretende lançar uma turma ainda nesse semestre.

As inscrições para o vestibular já estão abertas e as provas vão ocorrer no dia 13 de março, com as aulas tendo início no dia 21 de março.

Em pronunciamento, a secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, salientou que a comunidade de Ivaiporã e região irá ganhar muito com a abertura desse novo curso, pois existe uma falta de profissionais ligados à área de saúde e, dentro de poucos meses, o hospital regional deve iniciar os atendimentos gerais e, com isso, toda a região será beneficiada. “O Departamento de Saúde está à disposição da Univale e vamos formar profissionais que farão a diferença na vida das pessoas”, frisa.

A diretora geral da Univale, professora Jane Silva Bührer Taques, reforça que existe uma demanda de profissionais capacitados para o atendimento dos serviços de saúde e que essa necessidade cresceu demais, especialmente por conta da pandemia, e também existe uma consciência maior da população em buscar os cuidados de saúde e isso deve provocar, nos próximos anos, uma procura muito grande por profissionais tanto dentro como fora da rede hospitalar.

O curso da Univale será realizado no período noturno, terá cinco anos de duração e será voltado à prática e ao uso de laboratórios, que vão ocorrer desde o primeiro semestre. “Pretendemos realizar uma grande articulação entre os alunos para que ocorram atividades práticas, tanto nos laboratórios como também nos estabelecimentos de saúde”, frisa.

A diretora da Univale destacou que a estrutura da Univale está pronta para o início das aulas, já que os técnicos do Ministério da Educação avaliaram toda a estrutura necessária para os primeiros dois anos de curso, antes da autorização para seu funcionamento.

Para Jane Silva, a autorização desse novo curso fortalece a instituição de ensino superior, perante a cidade e a região. “Quando nos propusemos a retornar a Ivaiporã, esse era um dos propósitos, já que Ivaiporã é um polo na área de saúde e, muitas vezes, precisa trazer profissionais de fora para suprir as necessidades do atendimento de saúde da região”, pontua a diretora da Univale.

A expectativa da instituição é apresentar novos cursos ainda nesse ano, entre eles o de Odontologia, também de forma presencial. “Nosso objetivo é atender todas as ciências e vamos ampliar as ofertas de curso, até que as pessoas tenham um grande rol de oportunidade para estudar”, frisa.

Jane Silva destaca importância do curso para região

Jane Silva destaca importância do curso para região

Cristiane Pantaleão fala sobre importância da formação em Ivaiporã

Cristiane Pantaleão fala sobre importância da formação em Ivaiporã

Autoridades e convidados prestigiam apresentação de curso da Univale

Autoridades e convidados prestigiam apresentação de curso da Univale

Laboratórios para o curso de enfermagem estão prontos para serem utilizados no curso

Laboratórios para o curso de enfermagem estão prontos para serem utilizados no curso