Fatec inicia curso de Biomedicina e apresenta coordenador

Thiago Salem é novo coordenador do curso de Biomedicina da Fatec

Thiago Salem é novo coordenador do curso de Biomedicina da Fatec

A Fatec de Ivaiporã está oferecendo para o ano de 2022 o curso de Biomedicina. As aulas começam ainda nesse mês de fevereiro e o coordenador do curso, Thiago Salem, foi apresentado pela direção acadêmica da instituição e já está trabalhando na formatação da matriz curricular. O professor Thiago Salem é natural de Penapólis, interior de São Paulo, e fez sua graduação e mestrado em Ciências Fisiológicas na UFTM em Uberaba (MG) e doutorado em Microbiologia na Unesp de São José do Rio Preto (SP). Ele trabalhou como professor por quatro anos na Unifil de Londrina e, agora, assume a coordenação do curso de Biomedicina da Fatec de Ivaiporã. Thiago Salem gostou muito da cidade e ressaltou que foi muito bem acolhido.

Ele destaca que o biomédico é mais conhecido pelo trabalho em laboratório de análises clínicas, mas existem 31 campos de atuação para o profissional formado na área. O trabalho do biomédico que tem crescido muito é na área de estética, especialmente na aplicação de produtos como botox e preenchimentos faciais e outros tratamentos. “O biomédico também pode trabalhar na reprodução humana assistida, perícia criminal, pesquisa em centros universitários e na indústria farmacêutica, e ainda na fisiologia do esporte, trabalhando com equipes médicas e de condicionamento físico, buscando a melhoria de desempenho dos atletas”, pontua o coordenador do curso.

Equipamentos

Sobre a estrutura disponibilizada pela Fatec para a realização do curso, ele destaca que o equipamento no laboratório de microbiologia não viu em outras instituições de ensino. “As salas são muito bem equipadas para se ter uma aula de qualidade e o curso está sendo moldando para atender à demanda dos profissionais do mercado”, salienta.

Thiago Salem tem doutorado em microbiologia

Thiago Salem tem doutorado em microbiologia

O coordenador do curso destaca que os cursos de biomedicina mais tradicionais estão muito focados na questão da análise clínica e que a proposta da Fatec é possibilitar que o profissional formado pela instituição tenha o conhecimento mais aprofundado também de outras áreas e, com isso, tenha possibilidade de se especializar depois em um mestrado ou doutorado, na área que ele tiver mais afinidade durante a graduação. Thiago Salem deixa claro que o curso será bastante focada na parte prática da biomedicina. “Um profissional qualificado com conhecimento e experiência prática tem mais segurança na hora de atuar”, cita.

Para o diretor acadêmico da Fatec de Ivaiporã, Ronielison Barbosa Ferreira, a expectativa com o trabalho do professor Thiago Salem é muito grande, pois ele tem bom currículo e experiência e agrega muito à visão da Fatec. “Ficamos felizes que ele tenha aceitado o convite de mudar de cidade, vindo para Ivaiporã, e também o desafio de assumir a coordenação. Nossa expectativa com o curso é suprir a necessidade e ajudar no crescimento da formação da área de saúde em Ivaiporã”, cita Ronielison.

O diretor acadêmico ressalta que a área de saúde está bem estabelecida em Ivaiporã, e Biomedicina é um curso que, além de formar profissionais também os qualifica para o mercado de trabalho e isso fortalece também a Fatec, que está se tornando uma instituição com forte vocação para a formação de profissionais na área da saúde. “Já temos o curso de Enfermagem e, dentro de poucos dias, devemos fazer o lançamento do ambulatório de feridas; temos também o curso de Psicologia, que com a Clínica Escola de Psicologia vem ajudando muito no tratamento do pós-covid. A Fatec tem também projetos futuros para a formação de mais profissionais na área de saúde”, salienta.

Ronielison Barbosa Ferreira recepciona o novo coordenador de curso da Fatec

Ronielison Barbosa Ferreira recepciona o novo coordenador de curso da Fatec