Faxinal programa retorno às aulas presenciais

Eliane Felício – secretária municipal de Educação de Faxinal

Eliane Felício – secretária municipal de Educação de Faxinal

A Secretaria Municipal de Educação de Faxinal programou o retorno às aulas para a segunda-feira, dia 7 de fevereiro, utilizando o mesmo calendário letivo adotado pela rede estadual de ensino. Segundo a secretária municipal de Educação, Eliane Felício de Souza Tonin, as aulas irão retornar na rede municipal de forma presencial, em todas as etapas e modalidades.

Ela salienta que a Prefeitura de Faxinal, por meio do prefeito Ylson Cantagallo, planeja um grande investimento em tecnologias da educação, com a aquisição de computadores, programas e sistemas de ensino, além de materiais didáticos e pedagógicos. Na parte de infraestrutura, praticamente todas as escolas e CMEI´s passaram por melhorias, como reformas e ampliações. Neste ano, o Centro Municipal de Educação Infantil Sandra Mara Ribeiro receberá investimentos importantes para melhoria de sua infraestrutura, pois é a única instituição que ainda não foi contemplada com o programa de reforma e adequação.

A expectativa, segundo a secretária, é recuperar a defasagem que houve com o período em que o ensino permaneceu nos formatos remoto e híbrido e, para isso, a Educação de Faxinal aplicará algumas estratégias, como a identificação do conteúdo assimilado pelos alunos, além daquilo que ainda precisa ser desenvolvido em cada etapa, e estipular metas a serem atingidas. “Também pretendemos desenvolver projetos de recuperação e aceleração da aprendizagem e, durante o ano, realizar uma série de estudos, seminários e intervenções com profissionais da educação”, salienta.

O ano letivo em Faxinal terá início com 175 professores efetivos, mas as escolas ainda contam com o apoio e auxílio de estagiários e monitores; a expectativa é atender cerca de 2 mil estudantes.