Prêmio Sesc de Literatura é oportunidade de visibilidade para novos autores

Bruna Almeida

Bruna Almeida

Vai até o dia 11 de fevereiro o prazo para as inscrições de trabalhos no Prêmio Sesc de Literatura 2022. A ação é realizada pelo departamento nacional do Sesc (Serviço Social do Comércio) e o objetivo é promover novos escritores e lançar textos literários inéditos e com qualidade, além de abrir as portas para que novos autores tenham espaço no mercado literário. “Sabemos o quanto é difícil o ingresso nesse mercado, que muitas vezes é caro e a ideia principal do prêmio é ajudar nesse aspecto”, cita Bruna Almeida, da unidade do Sesc de Ivaiporã.

A participação no prêmio é aberta a qualquer pessoa, mesmo para quem já teve textos publicados. No entanto, o trabalho que for inscrito deve ser inédito e não pode ter sido publicado de forma impressa ou online. Bruna Almeida explica que o edital prevê algumas condicionantes, como a publicação de um trecho da obra em um site ou blog pessoal, no entanto, se o trecho publicado exceder cerca de 20% do conteúdo total, o texto e a inscrição do autor é desclassificada na hora.

Os candidatos podem se inscrever nas categorias conto ou romance. Para a categoria de contos, o autor deve anexar pelo menos dois textos e nada impede que ele possa publicar uma coletânea, desde que inédita.

Já na categoria romance, o autor pode participar a partir de um texto. “É muito importante que os candidatos façam a leitura do edital, que é simples, mas precisa ser feita com atenção, pois, às vezes, ele pode ser desclassificado por um detalhe, por exemplo, no texto inscrito, não deve constar o nome do autor, para que isso não influencie a comissão julgadora, que vai avaliar apenas a qualidade literária do texto inscrito”, frisa.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.sesc.com.br/premiosesc, na aba respectiva ao concurso literário. O site é totalmente intuitivo, mas o prazo de inscrição é até o dia 11 de fevereiro. A relação dos vencedores deve ser divulgada até o mês de maio e a expectativa é que a entrega do prêmio aconteça de forma presencial, no mês de novembro, em local ainda a ser agendado.

Os vencedores terão suas obras publicadas em uma coletânea, que será publicada pela Editora Record e que terá uma tiragem de 2,5 mil exemplares e os autores poderão participar de eventos literários, organizados pelo Sesc em todo o Brasil, com os custos subsidiados pela entidade. “Muitos autores que foram revelados no prêmio Sesc de Literatura foram depois premiados em outros eventos literários importantes no Brasil e ganharam outros prêmios de relevância, inclusive de autores paranaenses”, cita Bruna Almeida.