Produshow 2022 volta a ser realizado com grande presença do público

Regras de distanciamento e uso de máscara, mesmo ao ar livre, são aplicadas no evento

Regras de distanciamento e uso de máscara, mesmo ao ar livre, são aplicadas no evento

Um dos mais importantes eventos da agricultura da região central voltou a ser realizado, depois de dois anos. O Produshow 2022 ocorreu entre os dias 19 e 21 de janeiro, na unidade de cereais da Producerta de Pitanga. Com a participação de 80 empresas, muitas novidades em variedades de sementes de soja, híbridos de milho, cultivares de feijão e pastagens, além de animais como ovinos, caprinos e bovinos foram apresentados ao público.

As edições de 2020 e 2021 foram suspensas em função da pandemia da Covid-19. E, apesar do cenário desse ano ser um pouco mais tranquilo, em função da vacinação em massa da população, uma das preocupações da organização foi evitar aglomerações e, por isso não houve, por exemplo, uma abertura oficial ou inscrição dos participantes, justamente para evitar filas e aglomeração. Além disso, o espaço da unidade de sementes reservado para o evento contou com aproximadamente 50 mil m² e barracas abertas. Também foi exigido, durante todo o evento, o uso constante de máscara e disponibilizado álcool gel na entrada e em todas as barracas. “O fato de realizarmos o evento em três dias, diferente de edições anteriores, também ajudou a diluir o número de participantes durante o evento”, salienta o sócio proprietário, Luiz Carlos Zampier.

Zampier comenta que esse intervalo de dois anos sem evento criou uma grande expectativa entre os produtores e organizadores do evento, especialmente porque a agricultura é um dos setores da economia que mais tem evoluído nos últimos anos. “O que apresentamos no Produshow há dois anos é muito diferente do que temos hoje; o padrão de produtividade da soja e do milho subiu muito”, pontua.

Além da mostra de variedade de produtos, o Produshow é uma oportunidade para as empresas apresentarem condições comerciais diferenciadas, para que os produtores possam fazer excelentes negócios e com condições especiais de pagamento. “Aqui, temos a presença de várias instituições bancárias para facilitar o acesso do produtor ao crédito e, com isso, ele consegue financiar seu custeio ou investimento, para comprar uma máquina nova, por exemplo”, salienta.

Outro ponto importante destacado por Luiz Carlos Zampier é a presença da família do produtor rural, que abrilhanta sempre o Produshow. Ele lembra que as crianças que visitaram o primeiro evento, realizado há 16 anos, certamente, hoje, são aqueles que cuidam ou já administram a propriedade rural. “E as crianças que visitam o nosso evento, hoje, são os produtores do futuro”, pontua.

Luiz Carlos Zampier, Miguel Zampier e Carlos Brandalise – sócios proprietários da Producerta

Luiz Carlos Zampier, Miguel Zampier e Carlos Brandalise – sócios proprietários da Producerta

Uma das vantagens do Produshow é que os campos de demonstração não são maquiados, não têm uma irrigação ou adubação especial e, com isso, o visitante consegue ver a realidade do campo e como essas novas variedades se comportaram diante do clima e do solo da região. “Tivemos um mês de dezembro com poucas chuvas e algumas plantas sentiram um pouco mais e outras apresentaram uma tolerância maior à estiagem e, por isso, é importante que o produtor venha e confira como as plantas se comportaram”, frisa.

O sócio proprietário Carlos Brandalise salienta que o evento tem sido muito importante ao longo dos anos para melhorar a qualidade da produção rural. “A cada ano procuramos melhorar, mostrar novos materiais e trazer novas empresas e muitas novidades; como esse ano, que demonstramos o uso de drone para a aplicação de herbicida e também novas tecnologias de soja e milho”, salienta.

Ele ressalta que a Producerta tem proporcionado ao produtor conhecimento; ele vem ao evento, conhece os produtos e aplica em sua propriedade, pois tem uma noção sobre o clima e como cada variedade se adaptou à região. “Para o município de Pitanga, esse é um evento muito importante, pois durante esses três dias temos um grande número de visitantes e isso gera renda para os hotéis, restaurantes e lanchonetes”, destaca.

Miguel Zampier, sócio proprietário, comenta que nesses três dias de evento, o produtor tem a oportunidade de ver os lançamentos da agricultura e como as plantas se adaptaram à região e, para a Producerta, esse também é um evento importante, pois consegue mostrar aos produtores uma variedade de produtos e fornecedores que representa e comercializa na região, além de oportunizar aos clientes a realização de excelentes negócios.

Mais de 50 variedades de soja são apresentadas no evento

População conhece lavouras de milho e novidades em híbridos

Novidade com a soja com tecnologia Enlist, resistente ao 2.4.d é apresentada no evento

Agricultores conhecem novidades em soja e esclarecem dúvidas

Variedades são testadas para o clima da região

Novidades em animais de corte e leite são mostradas

Maquinários modernos marcam o evento

Maquinários modernos marcam o evento

Deputado federal Sérgio Souza e o prefeito de Pitanga Maicol Barbosa visitam o evento

Fonte: Foto/julio Cesar Teixeira dos Santos