Hospital Municipal de Jardim Alegre realiza primeira cirurgia de vesícula

Equipamentos são adquiridos para procedimentos cirúrgicos

Equipamentos são adquiridos para procedimentos cirúrgicos

O Hospital Municipal Dr. José Ortega Vasquez, de Jardim Alegre, realizou no dia 13 de janeiro, a primeira cirurgia de vesícula. O procedimento foi realizado pelos médicos José Antônio Pereira Netto, Eduardo Furtado Jobim e Anderson Wagner Garcia, além dos profissionais da equipe de enfermagem do hospital. O procedimento foi realizado em uma mulher e transcorreu nenhum problema, sendo que a paciente já teve alta.

A secretária municipal de Saúde, Sílvia Bovo, relata que, nos últimos anos, o município readequou o centro cirúrgico, fez a aquisição de equipamentos (como carrinho de anestesia) e organizou os protocolos de segurança junto à Vigilância Sanitária para a realização de cirurgias no hospital municipal. “Este é um trabalho que vem acontecendo pelo empenho da direção do hospital e de toda a equipe envolvida. Agradecemos ao apoio da administração, pois o trabalho só se torna possível com a parceria de todos”, cita a secretária.

Ela destaca que outras cirurgias e procedimentos mais simples, como cirurgia de hérnia, eram realizados no hospital; já o procedimento de vesícula necessita de um cuidado maior e que tenha a presença do cirurgião e do anestesista e não era realizado em Jardim Alegre. Geralmente esses procedimentos eram encaminhados para Ivaiporã ou Arapongas, mas os pacientes que estão os exames corretos e são considerados de baixo risco para a cirurgia, começam a ser atendidos em Jardim Alegre.

Paciente é a primeira a ser operada em Jardim Alegre

Paciente é a primeira a ser operada em Jardim Alegre

Para a secretária Sílvia Bovo, a realização desses procedimentos em Jardim Alegre fortalece os serviços dentro do município, pois os pacientes não precisam mais sair da cidade, dando mais segurança e tranquilidade na recuperação.