Prorrogado prazo para inscrições às vagas gratuitas do ensino médio do Sesc

Samantha Dorabiato, Lucilha de Jesus Neves, Andreia de Lima e Daniel José de Almeida

Samantha Dorabiato, Lucilha de Jesus Neves, Andreia de Lima e Daniel José de Almeida

Foi prorrogado até a sexta-feira, dia 21 de janeiro, o prazo para os alunos interessados em disputar uma das cinco vagas gratuitas ofertadas pelo Sesc para o curso de ensino médio integrado ao ensino técnico em Ivaiporã. Para se inscrever, o aluno precisa ser filho ou dependente de trabalhador no comércio ou ter frequentado a escola pública durante o ensino fundamental e a renda familiar não pode ultrapassar três salários mínimos.

As inscrições são realizadas na secretaria do Sesc e os interessados devem levar documentos pessoais, carteira de trabalho dos responsáveis, holerite e, caso não tenham comprovante de renda, uma declaração dos pais ou responsáveis de próprio punho e reconhecida em cartório.

Caso o número de inscritos seja maior do que de vagas oferecidas, haverá uma classificação, conforme critérios definidos em edital.

O coordenador pedagógico do Colégio Sesc, Daniel José de Almeida, lembra que tanto para os alunos da gratuidade como para os pagantes, a instituição oferece uniformes, material didático e outras atividades já incluídas. As aulas começam no dia 7 de fevereiro e acontecem no período matutino, com algumas atividades, em alguns dias da semana, no período da tarde.

Ensino Integrado

Desde o ano passado, o ensino médio do Sesc é integrado ao ensino técnico, que é oferecido pelo Senac, com o curso de técnico em informática para a internet. “Esse é um curso pensado no momento atual e que atende às necessidades de mercado voltado à tecnologia, informação e comunicação e, com isso, o aluno sai do ensino médio do Sesc com um diferencial a mais para o mercado de trabalho, que é a qualificação como técnico em informática”, pontua a técnica de Relações com o Mercado, Samantha Dorabiato.

Daniel de Almeida comenta que a junção do ensino médio com o ensino técnico também atende ao novo ensino médio, que começa a ser ofertado por todas as instituições do Brasil, a partir desse ano.

A gerente interina do Senac, Lucilha de Jesus Neves, destaca que a união entre os entes do Sistema S, tanto na educação técnica como no ensino médio, está dando certo, especialmente em Ivaiporã, onde já existe um trabalho conjunto realizado. Ivaiporã foi uma unidade piloto, no ano passado, e deu tão certo que, nesse ano, outras nove unidades passam a oferecê-lo e, aqui, temos a facilidade de promover essa integração, já que o Sesc e o Senac ocupam o mesmo prédio”, frisa.

Para a gerente do Sesc, Andreia de Lima, a integração do ensino médio e ensino técnico está acontecendo com excelência em Ivaiporã. “Nesse ano, o Sesc completa 74 anos no Paraná e trabalhamos para oferecer serviços de qualidade para a comunidade de Ivaiporã e com a educação não seria diferente”, cita.