Tropeada Abrace Pitanga abre comemorações do aniversário de 78 anos do município

Zé do Bar, Silmar Cardoso e Marcos Ventanas percorrem locais por onde passará a tropeada do município

Zé do Bar, Silmar Cardoso e Marcos Ventanas percorrem locais por onde passará a tropeada do município

Tem início nessa quarta-feira, 19 de janeiro, a Tropeada Abrace Pitanga, evento que abre as comemorações referentes ao aniversário de 78 anos do município de Pitanga. A cavalgada, que passará por todo o interior do município, tem início previsto para as 14h00, saindo do Parque do Lago Miguel Adur e seguindo pelo interior do município; o encerramento está programado para ocorrer na comunidade de Santa Bárbara, no dia 28 de janeiro, aniversário de Pitanga.

Os organizadores da Tropeada são o secretário municipal de Cultura, Antônio Marcos da Silva, o ex-vereador Silmar Cardoso e o tropeiro José Rodrigues de Souza, conhecido Zé do Bar.

O secretário Antônio Marcos da Silva comenta que o objetivo do evento é resgatar a tradição, pois a colonização e o desbravamento da região central ocorreram sobre os lombos do cavalo. “Esse é um evento para promover uma confraternização entre amigos e também comemorar o aniversário de Pitanga”, frisa.

Antônio Marcos, que assumiu a pasta da Cultura no ano passado, comenta que a ideia é fazer um resgate histórico e cultural do evento, com músicas relacionadas ao tropeirismo, com a presença de pessoas que vão falar sobre a tradição e a trajetória dos tropeiros em Pitanga e em toda a região central. “Estamos muito animados com essa tropeada cultural, que vai valorizar essa tradição e promover o resgate histórico”, comenta.

Os tropeiros passarão por diversas comunidades rurais, contando com o suporte da Prefeitura de Pitanga. Não houve inscrições antecipadas e quem quiser participar pode se juntar ao grupo, na saída, que acontece às 14h00 no Parque do Lago Miguel Adur. A estimativa dos organizadores é de pelo menos 40 participantes, mas, nas paradas nas comunidades, o número de participantes deve dobrar, já que muitas pessoas já demonstraram o interesse em recepcionar e participar da chegada em cada localidade rural. “Os tropeiros são bastante gratos ao prefeito Maicol Barbosa, pois ele sempre se colocou à disposição para ajudar na realização das tropeadas, que hoje fazem parte do calendário oficial de festas do município e contam com o apoio da prefeitura. Neste ano, queremos fazer uma tropeada mais cultural, resgatando as histórias e com músicas campeiras, ligadas ao tropeirismo”, cita.

Locais por onde a tropeada Abrace Pitanga irá passar:

19 de Janeiro – Lago – Rio Quieto

20 de Janeiro – Rio Quieto – Barreiro Grande - Rio do Peixe

20 de Janeiro – Rio Quieto – Barreiro Grande - Rio do Peixe

21 de Janeiro – Rio do Peixe – Barra Bonita

22 de Janeiro – Barra Bonita – Rio Vorá de Baixo – Rio Bandeira

23 de Janeiro – Rio Bandeira – Vila Nova dos Alemães – Podolan

24 de Janeiro – Podolan – Rio Barra Preta

25 de Janeiro – Rio Barra Preta – São João da Colina – Pitanga Abaixo

26 de Janeiro - Pitanga Abaixo – Campina dos Freitas – Serra da Marequinha

27 de Janeiro – Serra da Marrequinha – Arroio Grande São Sebastião – Serra da Pitanga

28 de Janeiro – Serra da Pitanga – Santa Rita – Santa Bárbara