Lunardelli recebe plano de retomada econômica elaborado pelo Sebrae

Reinaldo Grola mostra plano de recuperação econômica

Reinaldo Grola mostra plano de recuperação econômica

A Prefeitura de Lunardelli recebeu, na semana passada, a visita de representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para a entrega do Plano Municipal de Retomada Econômica, que deve orientar as ações estratégicas do município e das entidades ligadas ao setor econômico de Lunardelli para a melhoria do cenário da economia a partir de 2022.

O secretário municipal de Turismo, Francisco Aparecido Izidoro, comenta que essa parceria com o Sebrae possibilitou a organização da associação comercial, da associação de produtores e a realização desse plano de retomada econômica. Para esse trabalho, foi realizada uma pesquisa no comércio, envolvendo 153 empresas, para ouvir as dificuldades e expectativas.

A partir dessa pesquisa, foi elaborado o plano, com 13 ações prioritárias e os demais eixos a serem trabalhados, junto com o comitê de desenvolvimento, a associação comercial, a entidade que representa os pequenos produtores, para que o comércio possa se desenvolver e gerar mais renda.

Francisco Izidoro explica que alguns eixos são bem focados no comércio, principalmente, no desenvolvimento dos pequenos negócios. “Tem um eixo que vai trabalhar a questão da retomada do turismo, pois esse foi o setor mais afetado pela pandemia e, por isso, existe um foco grande no trabalho com o associativismo e com os pequenos produtores para fortalecer esses fundamentos e trabalhar no plano de retomada”, frisa.

A partir de agora, os representantes das entidades devem se reunir, para que o município comece, a partir do ano que vem, a desenvolver uma série de ações e, escolher as prioridades. “Queremos colocar esse plano de ações dentro do comitê, que tem representantes de várias entidades do município, onde serão apresentadas as propostas e alinhadas as prioridades, com a participação de todos”, comenta Izidoro.

O prefeito Reinaldo Grola destaca que a parceria com o Sebrae, que acontece desde o primeiro ano de mandato, fez com que o município evoluísse, com várias ações bastante positivas, como a realização de cursos de formação, qualificação e a criação do comitê gestor municipal, que também é um projeto do Sebrae, que foi implantado em Lunardelli. “Com essa ação, já conseguimos resgatar duas associações que estavam inativas e, agora, com essa parceria, estamos recebendo esse plano de retomada econômica, onde várias ações estão previstas para que as coisas aconteçam e deem o resultado esperado”, salienta o prefeito.