Projeto do novo asilo é entregue em Pitanga

Lideranças da comunidade se reúnem para receber projetos da Zampier e Poletto

Lideranças da comunidade se reúnem para receber projetos da Zampier e Poletto

A Zampier & Poletto Engenharia e Arquitetura fez, na semana passada, a entrega oficial do projeto arquitetônico para a construção de uma nova casa lar para os idosos de Pitanga. A entrega foi realizada em uma reunião com representantes da diretoria do Lar dos Idosos Santana de Pitanga, integrantes da sociedade civil organizada e idealizadores do projeto. A arquiteta Sheyla Poletto e a engenheira civil Patrícia Zampier elaboraram o projeto de forma voluntária para se adequar a um terreno doado pela prefeitura, próximo ao Centro da Juventude, e em função de uma emenda do deputado federal Fernando Giacobo, no valor de R$ 1,5 milhão, para a construção da obra.

A engenheira civil Patrícia Zampier comenta que foi procurada por representantes da sociedade civil organizada para fazer parte da iniciativa, que inicialmente seria toda bancada pela iniciativa privada, mas, durante o processo, o meio público foi incorporado à iniciativa. “Tivemos muito prazer em ajudar com a doação do projeto, mas, em função da pandemia, tivemos alguns atrasos e mudanças, em função do aumento dos custos dos materiais de construção. O projeto foi ajustado para o valor de emenda que temos disponível”, cita.

Ela explicou que, junto com a arquiteta Sheyla Poletto, conversaram com a diretoria do Lar dos Idosos para que o projeto fosse adequado às necessidades da instituição. Dentro do terreno disponibilizado pelo município, a construção foi pensada em formato de U, com um espaço grande de convivência para eles, sala para receber visitas, refeitório amplo, capela, entre outros. O projeto também possibilita que, no futuro, sejam construídos novos quartos e, com isso, um número maior de pessoas possa ser atendido. “Eles precisam desse novo espaço com certa rapidez, porque não é possível mais realizar reformas no local onde eles estão atualmente”, cita.

A presidente do Lar dos Idosos, Terezinha Bertão, comenta que, para a diretoria, a entrega desse projeto significa muito e a expectativa é que, dentro de pouco tempo, esse prédio possa ser construído e será mais um sonho a ser realizado. “O prédio onde estamos é muito antigo e não é possível mais fazer reformas; esperamos que, em breve, isso possa ser concretizado”, comenta.

O dentista Evandir Maziero é um dos idealizadores dessa nova Casa Lar para os Idosos e comenta que a ideia surgiu após uma reunião com outras lideranças da sociedade, como o presidente do Sindicato Rural Luiz Carlos Zampier, seu irmão Miguel Zampier e o vice-prefeito Carlos Brandalise. “A prefeitura se comprometeu a fazer a doação do terreno, do lado do Centro da Juventude, e a iniciativa privada está fazendo a mobilização. Já conseguimos o projeto e, agora, esperamos que haja a continuidade do processo, para que em breve os idosos ganhem um novo local”, salienta Evandir.

Perspectiva do novo Lar do Idoso

Perspectiva do novo Lar do Idoso