2º Encontro de Capoeira é realizado pelo Centro Cultural Sonho de Liberdade

Monitor Chumbinho, mestre Carateca e professor Marquinhos falam sobre evento

Monitor Chumbinho, mestre Carateca e professor Marquinhos falam sobre evento

O Centro Cultural Sonho de Liberdade, localizado em Ivaiporã, realizou no sábado, 13 de novembro, nas dependências do Ivaiporã Country Club, o 2º Encontro Cultural Somar Mais Eu, que faz parte do projeto Capoeira é Educação, contando com a presença do mestre Carateca e do vice-presidente do grupo e monitor Chumbinho, além de integrantes do projeto social de Ivaiporã, que tem como responsável o professor Marcos Roberto (Marquinhos), bem como participantes dos projetos realizados em Curitiba, Campo Largo e Colombo.

O objetivo do evento foi apresentar um pouco da cultura afrodescendente brasileira e ampliar o conhecimento da capoeira por meio de oficinas com atividades didáticas e lúdicas para as crianças do Vale do Ivaí, além da troca de graduação.

O mestre Carateca reforçou o valor histórico desse evento cultural no mês da Consciência Negra, mostrando, por meio das oficinas, a importância da capoeira e da cultura afro. “Nosso intuito com esse evento foi apresentar para as crianças atividades lúdicas com a capoeira, música, dança para expandir a cultura afro”, ressaltou mestre Carateca.

O monitor e vice-presidente do Centro Cultural, professor Chumbinho, que ministrou uma oficina lúdica pedagógica de capoeira, comentou sobre a proposta do grupo. “A capoeira fortalece o vínculo entre os povos; e o trabalho do professor Marquinhos em Ivaiporã é de suma importância”, afirmou.

O professor Marquinhos lembrou que o projeto Capoeira é Educação é 100% social e conta com 35 alunos entre crianças, adolescentes e adultos e agradeceu às empresas que colaboram para a manutenção do projeto.