Faxinal comemora redução nos casos de Covid-19

Fernando Decarle Campos – secretário de Saúde

Fernando Decarle Campos – secretário de Saúde

O secretário municipal de Saúde de Faxinal, Fernando Decarle Campos, falou sobre a redução de casos de Covid-19 nas últimas semanas. Até a sexta-feira, 12 de novembro, o município havia registrado quatro casos da doença nas últimas três semanas. Para o secretário, essa redução tem ligação direta com a vacinação, que avançou bastante no município. Cerca de 80% da população recebeu pelo menos a primeira dose, o que representa 100% do público apto a receber a vacina. “Esse é um número importante, que tinha sendo registrado há alguns meses”, comenta.

O secretário também falou sobre a possibilidade de desobrigação do uso de máscara. Fernando Decarle salienta que o município de Faxinal vai continuar seguindo os decretos estaduais. “Houve uma declaração do governador sobre a possibilidade de flexibilizar algumas coisas, mas, na verdade, não tem muito mais o que flexibilizar; vamos seguir o que a Secretaria de Estado da Saúde determinar”, frisa Fernando Campos.

O secretário ressalta que a vida está praticamente dentro da normalidade, mas a doença não vai deixar de existir de uma hora para outra e será necessário aprender a conviver com ela.

Com relação à vacinação, Fernando Decarli salienta que as equipes do Programa Saúde da Família têm feito um trabalho de busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina. “Estamos contentes com a procura da população com relação à vacinação, que tem sido maior que em outras campanhas, mas é importante lembrar que a pandemia não acabou e os casos ainda estão acontecendo e é preciso ficarmos atentos”, ressalta.

Ele também avalia que a vacinação avançou com consistência entre a população, porque os municípios estão bem preparados e conseguiram vencer a demanda que foi apresentada pelo Ministério da Saúde.