Evento de ciclismo deve movimentar Faxinal

Uma das rotas do Pedal Waterfall passará pela cachoeira Véu da Noiva

Uma das rotas do Pedal Waterfall passará pela cachoeira Véu da Noiva

Acontece no domingo, dia 14 de novembro, a primeira edição do Pedal Waterfall Faxinal. O evento é um passeio ciclístico pelo interior do município, onde as pessoas irão conhecer algumas das cachoeiras mais bonitas da região Vale do Ivaí e passar por cenários com muito verde e contato com a natureza.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br e serão oferecidas duas opções de trajeto: um de 24,5 quilômetros e outro de 42 quilômetros, mas ambos com baixa altimetria; com baixa dificuldade no primeiro e com um pouco mais de elevações no segundo.

Todos os participantes receberão pulseirinhas de participação e café da manhã, que começará a ser servido a partir das 7h00. Às 8h00 acontece a largada para as trilhas, que estarão bem sinalizadas. Os 100 primeiros inscritos ganham medalhas e haverá troféus para os três primeiros colocados do maior percurso e um troféu para a maior equipe.

Entre as paisagens que poderão ser conferidas no percurso estão a Cachoeira de São Pedro, com 125 metros, que fica na Estância de Lazer Império Pura Pedra; passagem pelo resort The Rocks Fall Eco Resort, que tem a Cachoeira da Pedreira, com 15 metros de altura.

O percurso mais longo vai proporcionar aos participantes ver a Cachoeira Véu de Noiva, com 156 metros de altura, a maior de Faxinal; e o mirante Cânion do Cruzeiro, com uma das vistas mais bonitas da cidade.

Haverá pontos de hidratação, sinalização indicando o caminho e motociclistas durante todo o percurso. O evento contará com ambulância para socorrer os participantes, caso necessário. O evento conta com o apoio do Rotary Club de Faxinal.

O presidente do Rotary, Alysson Gallo, comenta que, desde o mês de agosto, o clube vem dialogando sobre a realização de alguma ação que possibilite que as pessoas possam sair de casa e voltar a ter uma rotina de evento. Ele destaca que surgiu a oportunidade de apoiar a realização do Pedal Waterfall Faxinal, que está sendo organizado por um integrante do clube, e será um evento ao ar livre, que minimiza os riscos de transmissão da Covid-19. Além disso, a organização do evento está tomando todos os cuidados sanitários necessários.

O presidente do Rotary de Faxinal comenta que parte do lucro do evento será destinada ao clube para a compra de equipamentos para fortalecer o banco de cadeiras de rodas, que é um dos principais projetos do Rotary.

Ele destaca que tem conversado com vários clubes da região, para que eles ajudem na divulgação entre os ciclistas do município, para incentivar a participação no passeio em Faxinal. “Esse é um roteiro muito bacana e esperamos apenas que não esteja chovendo no dia, para que muitas pessoas possam participar e conhecer as cachoeiras de Faxinal”, frisa.