Ariranha do Ivaí tem excelente avaliação no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Thiago Epifânio – prefeito de Ariranha do Ivaí

Thiago Epifânio – prefeito de Ariranha do Ivaí

O município de Ariranha recebeu autorização para utilizar o selo do Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC), uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), que tem como principal objetivo valorizar e incentivar as organizações públicas brasileiras que dispõem a melhorar seus padrões de integridade.

O PNPC é uma proposta da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao realizar sua avaliação de adesão às boas práticas de prevenção e combate à fraude e corrupção no PNPC, o município de Ariranha do Ivaí ganhou o direito de usar o selo de participante do programa.

O prefeito de Ariranha do Ivaí, Thiago Epifânio da Silva, reforça o significado da utilização desse selo pela administração municipal. “Este selo expressa mais do que uma boa iniciativa de governo e mostra que cada pessoa que tenha contato com a nossa gestão, seja com um servidor municipal, secretário ou com o prefeito, saberá que não iremos tolerar nenhuma ação fora daquilo que estabelece a lei”, ressalta o prefeito.

Ele destaca que esse selo é um alerta anticorrupção, mostrando que não haverá espaço para esse tipo de prática dentro da Prefeitura de Ariranha do Ivaí. “Para usar esse selo, nós assumimos um compromisso de implementar boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência; vamos honrar esse compromisso durante todo o nosso mandato”, frisa o prefeito.

Esse programa prevê o acompanhamento das organizações e oferece acesso a um plano de ação adequado às necessidades, além de treinamento e parcerias com órgão e entidades públicas e privadas, para implantação dos mecanismos de controle e corrupção.

Após a avaliação do município de Ariranha do Ivaí, foi emitido um relatório de diagnóstico, que apresentou o desempenho da prefeitura com relação à adesão e implementação das boas práticas de prevenção à fraude e à corrupção, que obteve ótima participação.