Vacinação contra a Covid-19 avança em Arapuã

Idosos começam a tomar dose de reforço em Arapuã

Idosos começam a tomar dose de reforço em Arapuã

O município de Arapuã tem avançado com a vacinação contra a Covid-19. Segundo as enfermeiras Priscila Camacho e Silviene Gomes, responsáveis pelo setor de imunização do Departamento Municipal de Saúde, nesse momento, estão sendo vacinados os adolescentes com idade entre 12 a 17 anos com comorbidades e a aplicação da dose de reforço nos profissionais de saúde e nas pessoas acima de 80 anos, que tenham tomado a segunda dose, há mais de seis meses. Já os imunossuprimidos que existem no município já foram vacinados com a dose de reforço.

As enfermeiras destacam que, com relação à segunda dose, estão seguindo o cronograma de agendamento da primeira dose, ou seja, três meses para a segunda dose da Astrazeneca e 21 dias para a dose da Coronavac; já em relação à segunda dose da vacina da Pfizer, seguem a orientação do Ministério da Saúde, permitindo a redução do intervalo de aplicação de 84 para 56 dias. “Já adotamos essa diretriz e estamos conseguindo reduzir esse intervalo de aplicação na vacina da Pfizer”, cita a enfermeira Priscila Camargo.

As profissionais de saúde explicam que, nos últimos dias, estão percebendo um aumento no registro de casos em Arapuã e isso se deve ao fato que muitas pessoas não estão mais tomando os cuidados que ainda são necessários, como uso de máscara e o distanciamento social.

Priscila Camargo comenta que a grande maioria das pessoas tem procurado tomar a segunda dose na data agendada pelo posto de saúde, mas tem algumas que acabam deixando passar a data. “Quando isso acontece, temos pessoas em uma lista de espera e, caso ela não compareça, nós fazemos uma busca, posteriormente”, frisa.

A divulgação do calendário de vacinas é pela pelas redes sociais da prefeitura, da saúde e pelos agentes comunitários de saúde.