Três médicos de Ivaiporã são homenageados pelos 50 anos de trabalho exemplar

Na tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, será conferido o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Honraria do CRM-PR reverencia a memória do Dr. Pedro Salviano

Dr. Pedro Salviano Filho será reverenciado in memoriam

Dr. Pedro Salviano Filho será reverenciado in memoriam

O Conselho de Medicina do Paraná realiza em outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 terá a sua 36ª edição, a segunda no formato on-line, em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano será na manhã do dia 17, um domingo, tendo na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destacada atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Os três médicos pioneiros com atuação em Ivaiporã integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro em 2021, que servem de exemplo aos que ingressam na formação ou se iniciam na profissão. O Dr. Pedro Salviano Filho será reverenciado in memoriam. O cirurgião geral formado em 1971 pela Universidade Federal de Pernambuco faleceu em 15 de junho deste ano, aos 73 anos. A diplomação também alcança o Dr. Lino Gaspar Proença, formado pela UFPR e especialista em oftalmologia, e o Dr. Ailton José de Oliveira, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em clínica médica.

Médico Ailton José de Oliveira será um dos homenageados

Médico Ailton José de Oliveira será um dos homenageados

“É com imensa alegria que recebo essa homenagem pelos 50 anos de trabalho como médico. Sei que é um privilégio que Deus me concedeu por sua grande bondade. Também agradeço aos amigos, ilustres colegas e à população de Ivaiporã e municípios vizinhos pelo apreço recebido nesse longo período, que contribuíram para a minha permanência nessa cidade”, agradeceu o Dr. Ailton.

Dr. Lino Proença recebe da esposa Graça e da filha Amanda Proença o certificado e o troféu em homenagem aos 50 anos de profissão

Dr. Lino Proença recebe da esposa Graça e da filha Amanda Proença o certificado e o troféu em homenagem aos 50 anos de profissão

“Realmente é uma data expressiva para todos nós, especialmente para mim que estou comemorando 50 anos de atividade profissional, dos quais 47 em Ivaiporã. Agradeço a Deus, a meus pais e a minha esposa Graça Proença, sem eles nada conseguiria. Seguimos em frente com o mesmo entusiasmo”, observou o oftalmologista Lino Proença.

A premiação da Medalha de Lucas alcança este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.

O Paraná tem hoje 31.447 médicos ativos, sendo que 91 deles são residentes em Ivaiporã.