Programa Adote uma Escola é retomado em Pitanga

Jéssica Patrícia entrega kit de higiene bucal para alunos da escola Euclides Gomes da Silva

Jéssica Patrícia entrega kit de higiene bucal para alunos da escola Euclides Gomes da Silva

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CEO (Centro de Especialidade Odontológicas), e a Secretaria Municipal de Educação realizaram na sexta-feira, dia 8 de outubro, a retomada do Programa Adote Uma Escola. A ação é realizada no município desde o ano de 2017, mas foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19. A Escola Municipal Vice-prefeito Euclides Gomes da Silva foi a escolhida para a retomada do programa.

Segundo a coordenadora do CEO em Pitanga, Marilda Belo, o programa é uma ação de saúde bucal preventiva e educativa, onde os alunos são orientados com relação à prevenção e forma correta de fazer a escovação, que é supervisionada pelos professores. O trabalho também envolve a parte curativa, onde é feita a estratificação de risco, realizada com todos os alunos do município. “Esse trabalho estava suspenso durante esses dois anos, por causa da pandemia, e estamos retomando o programa, que é maravilhoso e deu muito certo”, ressalta Marilda.

Além da escovação supervisionada, os alunos recebem o bochecho com flúor, um kit para fazer a escovação dos dentes logo após as refeições na escola e o atendimento no consultório odontológico, onde é feita a parte curativa da saúde bucal.

A secretária municipal de Saúde de Pitanga, Jéssica Patrícia de Oliveira, comenta que essa parceria com a Secretaria de Educação é muito importante para desenvolver a prevenção da saúde bucal nas escolas, sendo que esse trabalho preventivo já possibilitou excelentes resultados. A expetativa da secretária é que o Adote uma Escola seja levado a todas as escolas, a partir do ano que vem.

O secretário municipal de Educação, Alfredo Schavaren, salienta que a parceria com a Saúde é muito importante, pois além do trabalho de prevenção, os alunos também recebem uma palestra de orientação de como fazer a escovação correta. “Existe ainda um material de apoio e essa parceria com a Saúde é muito positiva; e isso está sendo possível graças ao esforço de todos e, principalmente, do prefeito Maicol, que tem como foco cuidar das crianças, mas não apenas na educação, mas também na saúde delas dentro da escola”, comenta.

Alfredo Schavaren fala sobre a parceria com a Saúde durante solenidade na escola

Alfredo Schavaren fala sobre a parceria com a Saúde durante solenidade na escola