Bombeiro de Ivaiporã participa da tradução de manual de combate a incêndio

Sargento Aécio mostra livro que é referência no combate a incêndio

Sargento Aécio mostra livro que é referência no combate a incêndio

O 1º sargento Aécio Baia Lopes, que integra a corporação de oficiais do 1º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, é um dos 13 militares brasileiros a ter trabalhado na tradução e interpretação para a língua portuguesa do Manual de Combate a Incêndio Europeu, o Euro Fire Fighter, livro que é referência no assunto, coordenado pelo major paranaense Eduardo Slomp Aguiar, chefe do Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros.

O livro aborda todas as táticas que abrangem o combate a incêndio; o sargento Aécio traduziu o capítulo que aborda os sistemas de respiração autônoma, utilizado para entrar em ambientes com muita fumaça e calor. “Espero que a tradução desse livro venha acrescentar técnicas para bombeiros do mundo inteiro que falam português”, disse o sargento Aécio.

Cursos

Bombeiros Militares do 1º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã têm realizado, recentemente, vários cursos de especialização em várias áreas de atuação.

É o caso do 1º sargento Aécio, que no mês de setembro esteve na Academia Policial Militar do Guatupê, em Curitiba, realizando um curso de salvamento em altura, específico para atividades de resgate e salvamento em ambientes elevados ou ainda em grandes profundidades, concluído no dia 1º de outubro.

O curso incluiu resgate em torres, edifícios, fossas, poços, além da atividade de espelho resgate, que é o resgate em cavernas, deslizes, barrancos e todas as especificidades que envolvem altura. “É um curso de atualização que traz informações sobre a parte de segurança no trabalho em altura, as normativas atuais do resgate em altura e trabalho por cordas, para dar um melhor suporte de atendimento a empresas onde há trabalhadores em altura, e contemplou o Paraná e mais seis estados do Brasil, porém, as instruções foram realizadas em vários locais como as Cataratas do Iguaçu, Canion Guartelá, entre outros”, afirmou o sargento Aécio.

Além do sargento Aécio, em agosto, a corporação teve os soldados Pires, Pedroza e Rocha formados no curso de socorrista.

Já os sargentos Wesley e Márcio estão no curso de técnica de ensino; o tenente Fábio está no curso de polícia comunitária; e a unidade de Ivaiporã foi representada, na semana passada, pelo tenente Machado e soldado Zucca na fase presencial do curso de resgate veicular, em Curitiba.