Corpo de Bombeiros de Ivaiporã orienta quanto à prevenção de incêndios

Major Daverson orienta sobre procedimentos de prevenção a incêndio

Major Daverson orienta sobre procedimentos de prevenção a incêndio

O 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Ivaiporã registrou ocorrências de incêndio em edificação nos últimos quatro meses dentro no município, sendo que três desses atendimentos ocorreram somente no período de 7 a 25 de setembro.

Por isso, o major Cléber Daverson, comandante do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, fez um alerta e orientou a população sobre como evitar esse tipo de incidente, que pode ocasionar grandes prejuízos materiais e até mesmo mortes.

Major Daverson explicou que a principal causa de ocorrências dessa natureza nas residências é a falta de prevenção, tanto com produtos inflamáveis como o botijão de gás, quanto com o mau uso das instalações elétricas do imóvel, que devem ser revisadas regularmente para evitar curtos circuitos, que podem provocar incêndios.

Uma das principais dicas para se evitar incêndios em residência é estar atento a possíveis vazamentos no botijão de gás, desligar a válvula ao sair de casa. Outra dica importante é não riscar fósforo próximo ao gás para verificar se há vazamento, pois aumenta substancialmente o risco de explosão e incêndio. “É recomendável que a mangueira do botijão não passe por trás do fogão e o botijão, de preferência, deve ficar do lado de fora da cozinha”, orientou o comandante do 1º SGBI.

Ele comentou que outro objeto altamente inflamável e perigoso é a vela, muito utilizada por religiosos ou mesmo em situações de falta de energia elétrica, bem como fumantes que fazem uso do cigarro e não apagam a bituca corretamente.

O major orientou ainda sobre como evitar acidentes domésticos e incêndios por conta de óleo queimando na panela. “No caso de fazer uma fritura e o óleo ficar muito tempo na panela e começar queimar, nossa orientação é que nunca jogue água na panela, coloque uma tampa e desligue o fogo para evitar que pessoas se machuquem e inicie um princípio de incêndio”, alertou, lembrando que o número para contato com os militares do Corpo de Bombeiros é 193.