FAVORITO

FAVORITO

Mesmo com a vitória tranquila diante do Athletico, não é fácil a tarefa do Flamengo, para ser campeão brasileiro, este ano. O Atlético (MG) segue na tocada, com um time muito consistente, com uma vantagem considerável na liderança da série A. Claro que no futebol quase tudo é possível. No entanto, nesse caso, pela qualidade do Galo das Minas Gerais e pela forma equilibrada que vem jogando, um time que marca forte, com qualidade individual e coletiva, e com a boa vantagem de pontos, é o favorito ao título.

TAMBÉM FAVORITO

Se na série A o Atlético (MG) pode ser considerado o favorito, na série B, o Coritiba está com uma vantagem boa e vai também numa ótima tocada, rumo ao acesso à série A, sendo por isso, favorito ao título. O time coxa branca empatou com o Remo, em Belém do Pará, o que não deixa de ser um resultado, no mínimo, razoável. Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Cruzeiro, em casa. É evidente que deve ser um jogo difícil, por mais que a situação do time mineiro seja muito ruim a nível de classificação, afinal de contas é um adversário de tradição e de camisa pesada. Mas eu aposto no Coritiba.

ARBITRAGEM

Eu vejo um ano de boas arbitragens no campeonato brasileiro. Os maiores problemas se referem à atuação do VAR, que esperávamos tivesse vindo para o Brasil para ajudar e não tem sido assim. Na verdade, o VAR tem sido motivo de muita discussão e crítica e alguns erros são imperdoáveis. Mas em relação aos árbitros de campo, e tirando essa questão do VAR, eles, no geral, têm feito um bom trabalho. Mesmo os árbitros menos conhecidos têm feito um bom trabalho. Tenho visto isso, principalmente, nas séries B, C, e D, segundo, terceira e quarta divisão, respectivamente.

LIBERTADORES

Eu errei em relação a uma das semifinais da Libertadores da América, pois apostei no Atlético Mineiro, que perdeu a classificação em casa, diante do Palmeiras, depois de dois empates, 0 a 0 em São Paulo, e 1 a 1, em Belo Horizonte. Mas, assim como apostei no Flamengo, na outra semifinal, tenho a opinião de que o título será do Flamengo. Vejo o Flamengo como um time superior ao Palmeiras, especialmente na individualidade. No meu entendimento, o Flamengo é mais completo, em comparação ao bom time do Palmeiras.

SUL AMERICANA

Assim como na Libertadores, a Sul Americana também terá decisão brasileira. Vejo como uma decisão de muito equilíbrio entre RB Bragantino e Athletico. Paulistas e paranaenses têm bons times. Não há como apontar um favorito. Como se diz na gíria “é briga de cachorro grande”. Mas, como sou paranaense, e não torço para nenhum time de Curitiba, vou torcer muito para que o Athletico seja o campeão.