Aluna do IFPR de Ivaiporã é selecionada em estágio da Embrapa

Andressa Fabiano de Souza participa de vários projetos do curso de Engenharia Agronômica do IFPR

Andressa Fabiano de Souza participa de vários projetos do curso de Engenharia Agronômica do IFPR

A estudante do 5º período do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Ivaiporã, Andressa Fabiano de Souza, 24 anos, foi selecionada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para um estágio remunerado em Londrina.

Ela contou ao Paraná Centro que os critérios de seleção foram as notas obtidas nesse período do curso e ao currículo da estudante, onde constam apresentação de trabalho no 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) em 2020, entre outros projetos como o Banco de Sementes Crioulas, Homeopatia na fase iniciação da soja, na parte de germinação e também do projeto Extensão, Pesquisa e Ensino na Homeopatia, apresentado no SEURS.

No entanto, a jovem comentou que, por ainda estar na metade do curso e ter vínculo com a instituição de ensino, não poderá ser estagiária da Embrapa neste momento, mas que pretende tentar novamente quando estiver no 10º período de Engenharia Agronômica, prestes a concluir o curso.

“Sou da primeira turma de Engenharia Agronômica do IFPR de Ivaiporã e pelas oportunidades que IFPR propõe dentro com projetos e do congresso SEURS, é uma satisfação pessoal ter sido selecionada para o estágio ainda na metade do curso”, comentou a estudante.

Andressa Fabiano explicou que o segredo para ter sucesso no curso é correr atrás das oportunidades ofertadas, visando construir o currículo. “O ingresso na Embrapa é por meio de concurso público, e a oportunidade de concluir o curso dando estágio em uma das maiores empresas de ciência agropecuária brasileira é de grande relevância para o meu currículo e para o campus do IFPR”, citou a estudante.

Ela mencionou que a ideia inicial era fazer medicina, mas acabou prestando o vestibular para engenharia agronômica, passou em 2º lugar e se apaixonou pelo curso. “No início foi um baque, mas quando eu percebi que Agronomia no IFPR tem ênfase em agroecologia eu me encontrei, porque minha intenção como médica era proporcionar saúde e qualidade de vida às pessoas e, dentro da agronomia com ênfase em agroecologia, minha função é proporcionar saúde e qualidade de vida para as pessoas por meio da produção de alimentos”, destacou a estudante, ao agradecer a orientadora, professora doutora Ellen Rubia Diniz; coordenadora do curso professora doutora Fernanda Alves de Paiva, e o diretor do campus do IFPR de Ivaiporã, Ricardo Souza.