Reta final de 2021

Reta final de 2021

E o campeonato brasileiro, em suas quatro divisões, entra na reta final de competição. A série D já vai decidir quem estará na quarta fase. A série C começa esta semana a sua segunda fase, onde os dois primeiros de cada grupo de quatro estarão garantidos na série B do ano que vem. As séries A e B também se encaminham para a parte final, onde quem está em cima não quer sair de lá, e quem está embaixo, luta desesperadamente para sair. Diante disso, claro, a disputa fica mais acirrada. Na principal divisão, o Flamengo, o maior favorito, juntamente com o Atlético (MG), anda dando sopa para o azar, aumentando as chances do Galo das Minas Gerais.

Racismo

O Brusque acabou punido pelo tribunal da CBF, com a denúncia de prática de racismo, por parte de um dirigente do clube catarinense, contra o jogador Celsinho, do Londrina. No final de semana surgiram novas denúncias semelhantes. Eu sou favorável sim, à punição. Não aceito qualquer tipo de prática de racismo ou preconceito. No entanto, puniu um, tem que punir todos. Não é porque se trata de um time pequeno, que punido pode tirar um clube tradicional, considerado time de camisa, da zona de rebaixamento, que tenha que ter esse tratamento. E muitos casos acontecem, sem que tenha uma punição como essa contra o Brusque, de perda de três pontos, que pode ser fatal para rebaixar os catarinenses, que estão na parte de baixo da classificação na série B nacional.

Grandes ameaçados

Três marcas consagradas no futebol brasileiro e mundial correm sério risco de rebaixamento no campeonato brasileiro. O Grêmio, que não consegue sair do Z4, e que levou uma sapatada “no pé da orelha”, do Athlético (PR), e a dupla de paulistas, Santos e São Paulo, que nunca foram rebaixados no brasileirão. O outro que nunca caiu para a segundona nacional é o Flamengo, mas briga pelo título. Já imaginaram o que pode ser a série B de 2022?

Os grandes da B

O Botafogo segue firme no G4, e crescendo na série B do campeonato brasileiro. Por isso acho que o time carioca volta à série A. O Vasco da Gama está reagindo e, se seguir assim, passa a ser candidato ao acesso. Já o Cruzeiro deve seguir na segunda divisão nacional. Aliás, o Cruzeiro, por incrível que possa parecer, corre risco de rebaixamento para a série C, pois a diferença para o primeiro do Z4, que é o Londrina, que joga nesta terça-feira, é de apenas quatro pontos. Como diz o velho ditado: a bola pune!