Pitanga realiza audiência pública sobre Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Pitanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, promove na quinta-feira, 30 de setembro, a partir das 8h30, a Audiência Pública para revisão do Plano Municipal de Educação (PME). O evento será transmitido online através do Youtube e haverá espaço para que os participantes possam fazer questionamentos, esclarecer dúvidas e fazer sugestões. O evento é aberto a toda a população e uma comissão é formada por representantes das diversas esferas da educação, seja municipal, estadual, federal e particular, além de outras entidades da sociedade civil organizada.

O secretário municipal de Educação, Alfredo Schavaren, comenta que o PME existe em Pitanga desde 2015 e tem validade de 10 anos, mas a cada dois anos precisa ser revisado para acompanhar a evolução da educação. Uma comissão foi formada para fazer uma análise prévia e verificar se as metas estabelecidas já foram atingidas ou o que falta para que elas possam chegar aos objetivos apontados no plano. “Temos feito o monitoramento das metas ano a ano, trabalhando com a questão orçamentária e pedagógica, para que elas sejam alcançadas; e a conferência vem justamente para fazer essa avaliação, onde as comissões irão debater e fazer as propostas para que as metas sejam de fato atingidas”, frisa.

Apesar de ser organizada pela secretaria municipal, o Plano abrange também metas para a educação estadual, federal, particular, EJA, cursos técnicos e ensino superior e, por isso, a comissão é formada por diversos segmentos da área da educação.

Schavaren explica que as mudanças que forem sugeridas no plano serão encaminhadas para a aprovação na Câmara de Vereadores e, para agilizar esses trâmites, o legislativo municipal também conta com representantes na comissão de avaliação do Plano Municipal de Educação.