Secretário de Saúde fala do atendimento no pós-pandemia

Secretário de Saúde comenta sobre ações no pós-covid

Secretário de Saúde comenta sobre ações no pós-covid

Durante visita ao município de Jardim Alegre, o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, concedeu entrevista ao jornal Paraná Centro e falou sobre os desafios do pós-pandemia. Ele destaca que a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) está trabalhando em cima de quatro pilares fundamentais, que são estratégias a serem implementadas dentro do programa de regionalização da saúde. A primeira, e que começa a ser retomada, é das cirurgias eletivas, em hospitais de todo o Paraná.

A segunda estratégia se refere à retomada do atendimento da atenção primária, nas unidades básicas de saúde, com o atendimento dos pacientes com hipertensão, asma e também os atendimentos odontológicos.

A terceira proposta se refere ao tratamento dos sequelados da Covid-19, que está sendo elaborada para ser apresentada aos municípios para a implantação, junto aos serviços de reabilitação. A quarta e última proposta tem relação com a saúde mental e o trabalho que precisará ser realizado, principalmente, com as pessoas que ficaram em casa durante todo o período de pandemia ou que perderam familiares para a doença. “Precisamos fortalecer nossos serviços de saúde para atender a essa demanda, que ganhará força a partir de agora”, pontua o secretário Beto Preto.