Ivaiporãense se destaca na estreia em provas de triathlon

Leandro Valoto conquista pódio na estreia em competições de triathlon

Leandro Valoto conquista pódio na estreia em competições de triathlon

O ivaiporãense Leandro Valoto da Silva, 20 anos, se destacou na estreia dele em uma prova de triatlo realizada em Matinhos, litoral paranaense, no dia 19 de setembro, ao ficar em 12º na classificação geral e 2º na categoria até 24 anos na prova Triathlon Sprint, que contou com 750 metros de natação no mar, 20 quilômetros de ciclismo e 5 de corrida, com 93 atletas ao todo.

O triatleta ivaiporãense contou que começou a praticar o pedestrianismo em corridas promovidas pelo Sesc e incentivado pelo tio Ademar Valoto, que reside em Apucarana. Com a pandemia, ele comprou uma bicicleta para realizar o ciclismo e agregou a isso treinos de natação com o treinador Francisco Viana, de Londrina, para começar a participar de provas de triatlo. Além disso, em 2019, ele participou da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo.

“Comecei a preparação para essa prova em novembro de 2020 e, pelo pouco tempo de treino, fiquei positivamente surpreso com o resultado. O planejamento era fazer a prova em 1 hora e 10 minutos e terminei com 1 hora e 7”, afirmou o triatleta e acadêmico de engenharia elétrica, que concilia os treinos com as aulas da faculdade, que no momento estão sendo realizadas remotamente.

Tendo disputado uma prova virtual do Instituto Ayrton Senna, Leandro Valoto pretende continuar treinando firme para uma prova de duathlon que vai acontecer no dia 31 de outubro, em Cascavel. Ele também planeja participar de uma Meia Maratona em Foz do Iguaçu e uma maratona no ano que vem.