Pitanga realiza campanha do Outubro Rosa

Campanha incentiva a prevenção contra o câncer

Campanha incentiva a prevenção contra o câncer

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga inicia no dia 4 de outubro, a Campanha Outubro Rosa que, nesse ano, tem como tema: “Seja a Mulher Maravilha da sua Vida”. Entre os dias 4 e 7 de outubro, a partir das 18h00, haverá coleta de preventivo nas unidades de Saúde Planalto, Santa Regina, Maristela, G3, São Basílio e no CMASP, localizado no bairro Pitanguinha.

As mulheres também podem procurar as unidades de saúde e fazer o agendamento dos exames preventivos de câncer de colo de útero e de mamografia. Já nas unidades do interior, a agenda de atendimentos é a seguinte: Borboleta Abaixo – 4 de outubro; São João da Colina – 5 de outubro; Cantú – 13 de outubro; Barra Bonita – 14 de outubro; Pitanga Abaixo – 15 de outubro; Rio do Meio – 19 de outubro; Rio XV – 20 de outubro; e Vila Nova – 27 de outubro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições públicas e privadas do município de Pitanga abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames para rastreamento do câncer de mama e de colo de útero. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A programação tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. O diferencial é que os atendimentos nas unidades ESF da área urbana irão acontecer das 18h às 20h, dando assim oportunidade a todas as mulheres de participar, principalmente, as que trabalham em horário comercial; também haverá calendário programado nas unidades do interior. Todas as mulheres que participarem da campanha receberão uma squeeze rosa de brinde.

A secretária municipal de Saúde, Jéssica Patrícia de Oliveira, destaca que a campanha procura enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; além de informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, salienta que desde o início do mandato, o objetivo do trabalho da saúde de Pitanga é incentivar a prevenção e o rastreamento da doença. “Isso é preconizado nos estudos dos países desenvolvidos que fazem o tratamento precoce e o rastreio, que trazem ao paciente conforto e agilidade e aumentam as chances de cura”, frisa o prefeito de Pitanga.

Maicol Barbosa comenta que a realização constante de campanha sobre o Outubro Rosa cria na cabeça das pessoas, principalmente nas mulheres, que está chegando próximo ao mês de prevenção e que ela vai criando o hábito de se cuidar, seja fazendo o exame preventivo ou também o autoexame das mamas. “Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, que dificultou a realização de mais ações preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado várias atividades de prevenção, como o Agosto Azul, que trabalha a prevenção da saúde do homem; o Setembro Verde e Amarelo, que além de falar sobre as doenças psicológicas, também incentivou a doação de órgãos; e, agora, com o Outubro Rosa, que aborda justamente a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.