Escolas estaduais de Pitanga recebem kit robótica

Colégio Aurélio Buarque de Holanda recebe kit de robótica

Colégio Aurélio Buarque de Holanda recebe kit de robótica

Com a presença do chefe da Casa Civil, Guto Silva, e dos deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Júnior e Cristina Silvestre, foi realizada em Pitanga, na sede do núcleo regional de educação, a entrega de sete kits de robótica para as escolas estaduais de cinco municípios. Os kits são compostos por notebook, peças para montagem dos robôs e equipamentos para programação. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Ângela Brandalise, comenta que os alunos aprenderão as noções sobre automação, robótica básica e internet das coisas, visando a inserção do jovem da escola pública no mundo cada vez mais tecnológico, abrindo para ele uma possibilidade de buscar um novo mercado de trabalho. “Jamais imaginei que uma escola pública da nossa região trabalharia robótica com os alunos; esse é um momento muito importante para a nossa educação e significa um salto muito grande”, frisa.

As aulas de robótica serão aplicadas para os alunos do Ensino Médio, em período de contra turno escolar, e os professores dessas aulas passarão por uma capacitação. “Esse programa é uma iniciativa do secretário Renato Feder, que é muito dinâmico, e do governador Ratinho Júnior, que investe em tecnologia; esse kit robótica vem para as escolas estaduais, representando um novo começo para os alunos buscarem o mercado de trabalho”, cita.

A diretora do Colégio Estadual do Campo Aurélio Buarque de Holanda, da Vila Nova em Pitanga, Maria Solange Tomem Disner, comenta que esse é um projeto importante que vem somar às áreas de informática e um incentivo para que os jovens frequentem a escola. Ela ressalta que, apesar da escola atender, na grande maioria, alunos que residem na área rural, eles estão conectados. “O campo está muito evoluído tecnologicamente e aquela visão que o campo não tem nada é ultrapassada; a nossa região é bem atualizada em termos tecnológicos e essa é uma oportunidade para os nossos alunos se igualarem aos que estudam em grandes centros”, cita a diretora.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, ressalta a dificuldade que está sendo enfrentada pelas prefeituras, em função da pandemia da Covid-19, mas destaca que a educação foi um dos setores que mais evoluiu nesse período, especialmente pela adoção das novas tecnologias no ensino e, agora, isso vem ser complementado com a aquisição desses kits de robótica. O prefeito anunciou que também está buscando trazer inovação e tecnologia aos alunos da rede municipal. “As profissões do futuro envolverão a tecnologia, que está avançando muito rápido; já visitei escolas em que alunos de 12 anos estavam desenvolvendo software para controlar os aparelhos de casa pelo celular, e temos interesse em acrescentar isso aos estudos”, frisa.

Secretário Guto Silva participa de entrega de equipamentos de informática em Pitanga

Secretário Guto Silva participa de entrega de equipamentos de informática em Pitanga

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, salienta que muitas escolas da rede particular não ofertam esse tipo de kit de robótica, como está sendo oferecido nas escolas da rede estadual. “Se daqui 20 ou 30 anos teremos profissões que ainda não foram inventadas, mas que sabemos que passarão pela tecnologia, inovação e programação, por que o aluno da região não pode ter acesso à robótica? Sendo que esse kit vai significar oportunidade, esperança e democratizar o acesso ao emprego”, frisa o secretário.

Para ele, essa transformação que acontece nas escolas vai tornar as aulas mais atrativas e fazer com que os alunos se interessem mais pelo ensino.

Chefe do Núcleo Regional de Educação, Ângela Brandalise

Chefe do Núcleo Regional de Educação, Ângela Brandalise