Diretoria da Lar dos Idosos Sant’Ana é reconduzida ao cargo para mais dois anos

Diretores do asilo posam para foto

Diretores do asilo posam para foto

A atual diretoria do Lar dos Idosos Sant’Ana de Pitanga foi reconduzida ao cargo para um mandato de mais dois anos, após a eleição realizada no dia 26 de agosto. Apesar da divulgação do edital de convocação da eleição, nenhuma chapa concorrente foi registrada e a participação no processo de votação foi muito baixa, apesar de qualquer cidadão eleitor registrado em Pitanga pudesse participar do processo de escolha. A atual presidente Terezinha Alves Bertão da Silva já completa 8 anos à frente da entidade.

Ela destaca que esse período de pandemia está sendo um dos mais difíceis dos últimos tempos, principalmente porque os idosos não podem receber visita. Há mais de um ano e meio, eles estão praticamente trancados e confinados no interior do lar, por determinação da Vigilância Sanitária. “Está sendo um período bem difícil, eles não eram acostumados a passar esse tempo fechado, como está ocorrendo agora; sempre havia entidades, igrejas e grupos de pessoas que faziam visitas, atividades e lanches com eles e, há quase dois anos, isso não acontece”, cita a presidente do Lar dos Idosos Sant’Ana.

A maior proximidade que está ocorrendo é de alguns grupos ligados a igrejas, que vão até o portão do Lar dos Idosos e cantam para eles.

Outra dificuldade que passa a entidade é a falta de recursos. O Lar conta com apenas um convênio da Prefeitura de Pitanga, que começou a repassar recursos a partir do ano de 2017, quando o atual prefeito Maicol Barbosa assumiu o município. “Até o ano passado, o valor do repasse era de R$ 10 mil e, nesse ano, passou a ser de R$ 20 mil, que para nós significa muito, tendo em vista que, no final do mês, contamos as moedas para pagar as contas”, frisa a presidente, que também destaca o apoio das entidades da sociedade civil organizada, como o Rotary, a igreja matriz Sant’Ana, além de outras pessoas físicas e entidades. “Temos bons parceiros, que sempre nos ajudam”, pontua. A Casa Lar conta atualmente com 18 internos.

A principal meta da diretoria para esse mandato é a construção de um novo asilo ou, pelo menos, uma grande reforma no espaço atual. “Já temos o projeto e uma parte do recurso para a construção de uma nova sede, mas os trâmites burocráticos são bem complicados, por isso, queremos fazer uma reforma grande no local, pois o prédio é antigo e está bastante deteriorado; precisamos melhorar a condição de vida dos internos”, cita a presidente da entidade.

Terezinha da Silva ressalta que toda a ajuda é bem-vinda ao Lar dos Idosos e que qualquer quantia em dinheiro pode ser depositada na conta corrente do Banco do Brasil, Agência 0866-4; Conta 42642-3 ou transferência através da chave pix CNPJ 01.824.188/0001-55. Doações de alimentos ou outros produtos podem ser deixados diretamente na sede do Lar dos Idosos Sant’Ana.

A diretoria executiva do Lar dos Idosos tem a seguinte composição: presidente - Terezinha Alves Bertão da Silva; vice-presidente - Maria Helena da Silva Rafaeli; tesoureira - Marilda da Conceição Portugal; 2ª tesoureira - Janaína Petrechen França; secretária - Cacilda Matchula; 2ª secretária - Etelvina Dias Sassa; conselho fiscal - Diego Otto, Luciana Costa Andreote, Genilda Loch Stipp, Sônia Bernardina Petrechen e Izabel Regina Chemim Anunziato.