Reunião no FNDE debate novo CMEI para Lunardelli

Francisco Izidoro, Sérgio Souza, Marcelo Ponte, Reinaldo Grola e Zeila Moribe

Francisco Izidoro, Sérgio Souza, Marcelo Ponte, Reinaldo Grola e Zeila Moribe

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, esteve em Brasília, na semana passada, quando participou de uma reunião agendada pelo deputado federal Sérgio Souza com o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte. A reunião foi para apresentar a reivindicação de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). “Nossa estrutura é pequena e antiga e estamos buscando a construção de uma nova estrutura. Tivemos um bom diálogo e acredito que vamos colher bons resultados a partir dessa conversa”, cita o prefeito de Lunardelli.

O investimento nesse novo CMEI é de aproximadamente R$ 3 milhões e, apesar do FNDE também estar com dificuldades de orçamento, o projeto de construção do centro já foi cadastrado para análise junto ao sistema do Ministério da Educação. “Não dá para garantir, mas a expectativa é boa, já que a impressão que tivemos na reunião foi muito positiva”, ressalta Grola.

Saúde

Além da reunião no FNDE, o prefeito Reinaldo Grola participou de uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde, também intermediada pelo deputado Sérgio Souza, para entender como será a nova forma de pagamento do PAB aos municípios, a partir de 2022. A partir de agora, o repasse dos recursos será por produção, ou seja, quanto mais atendimentos na atenção básica os municípios realizarem, mais recursos vão receber. “Precisamos nos adaptar urgentemente a essa nova forma, especialmente porque os repasses que serão feitos no mês de janeiro, já serão referentes à produção registrada no sistema do Ministério da Saúde no último quadrimestre desse ano, que começou em setembro”, frisa o prefeito.