Pitanga realiza ações para celebrar o Dia da Árvore

Participantes atuam no Dia da Árvore

Participantes atuam no Dia da Árvore

O Instituto Água e Terra (IAT), a Prefeitura de Pitanga e parceiros, como o Rotary Clube de Pitanga, Colégio Estadual Dom Pedro I, Grupo de Desbravadores e Associação de Moradores do bairro Alto da Colina, realizam, durante esta semana, uma série de ações relacionadas ao Dia da Árvore.

As atividades tiveram início na segunda-feira, dia 20 de setembro, com o plantio de mudas de árvores próximo ao posto de saúde G3, com o grupo de desbravadores.

Na terça-feira, dia 21 de setembro, foi realizado um plantio de árvores na área institucional do loteamento Florais do Lago, em parceria com o Rotary Clube de Pitanga, Colégio Dom Pedro I e projeto Verdejar. Durante boa parte do dia também foi realizado o drive thru solidário, em que foi realizada a troca de brinquedos por mudas de árvores, na Praça Largo dos Pioneiros; a expectativa era pela distribuição de cerca de mil mudas de nativas para recomposição da arborização urbana.

As atividades continuam nessa quarta-feira, dia 22 de setembro, quando em parceria com o projeto Verdejar será realizado o plantio de mudas no Passeio Público da Rua Alexandre Buchamann, saída para Guarapuava; na quinta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 9h00, acontece uma ação em parceria com a Associação de Moradores do Alto da Colina, com plantio de cerca de 150 árvores no bairro.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Pitanga, Cristiano Jaskiu, comenta que a prefeitura está tendo uma boa parceria com o IAT e demais entidades e, com isso, é possível a realização de uma série de atividades. Ele lembra que uma das primeiras ações de distribuição previa a entrega de cerca de 100 mudas, mas a procura foi tão grande que foram entregues mais de 700. “A adesão tem sido muito positiva e isso é muito importante”, salienta.

Sobre a ação em parceria com a Associação de Moradores de Alto da Colina, Cristiano Jaskiu informa que as lideranças do bairro procuraram a prefeitura para estabelecer a parceria e que, além da arborização urbana, outras ações podem ser realizadas de forma conjunta, como na praça do bairro, horta comunitária, melhorias no campo de futebol, entre outros. “A orientação que recebemos do prefeito Maicol Barbosa e do vice Carlos Brandalise é procurar a proximidade com os moradores, pois após o plantio, eles precisam continuar cuidando das mudas”, frisa o secretário Cristiano Jaskiu.