IAT de Ivaiporã realiza ação em comemoração ao Dia da Árvore

População participa da distribuição de mudas do Iat

População participa da distribuição de mudas do Iat

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra) de Ivaiporã, realizou no sábado, dia 18 de setembro, uma ação solidária para a distribuição de mudas nativas frutíferas. A atividade ocorreu na Praça Manoel Teodoro da Rocha e foi realizada no sistema drive thru, onde as pessoas trocavam um quilo de alimento ou de ração por uma muda de árvore.

Foram escolhidas árvores de médio porte e que podem ser plantadas em calçadas, passeios públicos e no fundo dos quintais, sem risco de afetar a rede elétrica. Além disso, como se tratam de frutíferas da flora local, elas podem atrair pássaros, que vão aproveitar as árvores para se alimentar dos frutos e fazer ninhos. “O mais importante dessa ação é conscientizar a população sobre a necessidade de plantar árvores e preservar o meio ambiente”, frisa o chefe do IAT, Carlos Henrique de Souza.

A campanha vai até essa quarta-feira e os interessados têm que ir ao escritório do instituto em Ivaiporã, próximo ao núcleo da Seab, e fazer a troca de uma muda por um quilo de alimento ou um quilo de ração.

Ao final da campanha, o IAT fará a destinação dos alimentos arrecadados para entidades assistenciais do município e a ração será destinado a ONG Toca de Assis.

Carlos Souza destaca que os produtores rurais que precisam fazer um replantio ou recomposição de alguma área podem procurar o IAT, com a cópia da matrícula e documentos pessoais, e fazer um cadastro e pegar a quantidade de mudas que precisar. “Nosso viveiro tem todas as espécies que se adaptam à região, inclusive, araucária e peroba”, informa o chefe do IAT.

Mudas de árvores frutíferas nativas são distribuídas à comunidade

Mudas de árvores frutíferas nativas são distribuídas à comunidade