Secretário de Agricultura visita região e libera recursos

Secretário conhece produção de ovos de galinha caipira da produtora Vera Lucia dos Santos

Secretário conhece produção de ovos de galinha caipira da produtora Vera Lucia dos Santos

O secretário de estado da Agricultura, Norberto Ortigara, esteve na região central na sexta-feira, dia 17 de setembro, onde visitou pequenas propriedades e estradas rurais nos municípios de Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí.

A agenda do secretário teve início em Jardim Alegre, onde ele conheceu a propriedade de Vera Lúcia dos Santos, na comunidade de Palmeirinha, que tem investido na produção de ovos de galinha caipira. A produtora rural conta com estrutura já aprovada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e, por meio do Consórcio Paraná Centro, consegue comercializar em 22 municípios da região central. Atualmente, a produção de 1,2 mil dúzias mensais é vendida em Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis e Lunardelli. No entanto, Vera Lúcia aguarda a vistoria dos técnicos do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para ter autorização para comercializar em qualquer estabelecimento comercial do Brasil. Segundo a Seab de Ivaiporã, esse é o primeiro estabelecimento de pequeno porte no Paraná, voltado à produção de ovos caipiras, a conseguir essa autorização. “É uma honra receber todas essas autoridades aqui e é de extrema importância esse apoio da Seab, pois nunca imaginava que conseguiria chegar a esse nível”, disse a produtora rural.

Ela comenta que a aceitação do produto tem sido muito boa, especialmente pela qualidade apresentada e que a maioria dos clientes considera um produto especial e volta a comprar. “Eles relatam que é um produto diferenciado, que rende mais e tem um sabor muito bom”, salienta Vera Lúcia.

O secretário foi recepcionado na propriedade rural pelos prefeitos José Roberto Furlan (Jardim Alegre), Reinaldo Grola (Lunardelli), Primis de Oliveira (Godoy Moreira) e Maicol Barbosa (Pitanga). Após conhecer a propriedade, o secretário Norberto Ortigara fez uma visita à estrada que liga Palmeirinha ao Jardim Florestal, onde o governo do Estado liberou recursos para a pavimentação de 8 quilômetros do trecho. Ortigara ouviu a solicitação dos prefeitos para que o Governo do Estado elabore um projeto para a pavimentação da ligação entre Jardim Alegre, Lunardelli e Godoy Moreira, que vai reduzir em cerca de 50 quilômetros a distância entre esses municípios.

Na sequência, Ortigara conheceu uma pequena propriedade na comunidade de Pouso Alegre, em Jardim Alegre, que tem apostado na produção de morango e de energia solar para o abastecimento da propriedade rural.

Em Lunardelli, o secretário foi recepcionado no Hospital e Maternidade de Lunardelli, que recebe os alimentos fornecidos pela Lunaprol (Associação de Produtores Rurais de Lunardelli), com recursos do Governo do Estado, através do Compra Direta, gerido pela Seab. A associação foi contemplada com a aquisição de R$ 37 mil em produtos da agricultura familiar para entidades de Lunardelli e mais sete municípios da região central.

O presidente da Lunaprol, Lucimar Souza da Silva, comentou que essa ajuda do Governo do Estado é muito significativa, pois a associação está renascendo e, com a pandemia, os agricultores que faziam a entrega para a merenda escolar ficaram sem ter para quem vender seus produtos. “O Compra Direta veio em socorro aos pequenos agricultores e temos que agradecer por este trabalho da Seab, que está atendendo a agricultura familiar”, cita o presidente da Lunaprol.

Após o almoço, Ortigara fez vistoria na estrada para Ubaúna, em Lunardelli, que também recebeu recursos do Governo do Estado, para pavimentação com pedras irregulares; de lá, seguiu para São João do Ivaí, onde conheceu uma outra propriedade rural, que também está prestes a receber a autorização do SISBI e finalizou a visita com uma reunião com a prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano.

A chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Montenegro Holzmann, disse que a visita do secretário foi muito positiva, pois ele pode conhecer vários projetos que estão sendo realizados na região central e, em especial, o trabalho do consórcio, que está fazendo a diferença e possibilitando que pequenas propriedades rurais possam ser competitivas e consigam comercializar seus produtos além dos limites dos seus respectivos municípios.

O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, expressou sua gratidão ao trabalho que vem sendo feito tanto pelo secretário Norberto Ortigara como pela equipe da Seab de Ivaiporã. “Temos visto que, hoje em dia, a transformação das pessoas está cada vez melhor e as oportunidades geradas no campo possibilitam que uma pequena produção de ovos, como da Dona Vera, possa ser competitiva e comercializada em toda a região; a qualidade possibilita que ela gere renda e agregue valor ao seu trabalho”, disse o prefeito.

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, salienta que o município de Lunardelli também tem feito sua parte e investido praticamente todo o recurso que vem da merenda escolar na compra de produtos da agricultura familiar, como forma de fortalecer o pequeno produtor e mantê-lo no campo. “Quero também expressar meus elogios ao secretário Norberto Ortigara pelo atendimento às demandas dos municípios”, ressalta.

O secretário de Agricultura do Paraná disse que gosta de estar presente no meio rural, mas que a pandemia não tem possibilitado essas visitas, mas que, aos poucos, com cuidado, é possível voltar a percorrer o estado. Ele lamentou os prejuízos que estão sendo causados pela seca e pela geada, mas destacou que a agricultura familiar tem conseguido colher bons resultados e que as iniciativas visitadas na região central demonstram isso.

Ele também falou sobre o programa de pavimentação de estradas no meio rural e disse que tem buscado, junto ao Governo do Estado, mais recursos para serem aplicados nessa área, já que a demanda dos municípios por esse tipo de investimento é grande e a Seab tem apoiado os municípios, na medida do possível.

Furlan apresenta estrada para secretário Norberto Ortigara

Furlan apresenta estrada para secretário Norberto Ortigara

Estrada do Guaretá receberá investimentos do Governo do Estado

Estrada do Guaretá receberá investimentos do Governo do Estado

Produtores rurais ligados a Lunarprol recepcionam secretário Norberto Ortigara

Produtores rurais ligados a Lunarprol recepcionam secretário Norberto Ortigara