NRE de Ivaiporã divulga processos seletivos e ação solidária

Equipe do Nre de Ivaiporã fala sobre processos seletivos que se encerram em setembro

Equipe do Nre de Ivaiporã fala sobre processos seletivos que se encerram em setembro

O Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, por meio da Secretaria de Estado da Educação, informa que está com inscrições abertas até 23 de setembro para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professor e professor pedagogo, bem como para o processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes para cadastro de reserva nas escolas cívico militares, que vai até 27 de setembro. Além disso, por meio da campanha Paraná Piá, está arrecadando brinquedos e roupas para crianças e adolescentes de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Conforme o Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, estão abertas até às 16h00 desta quinta-feira, 23 de setembro, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores e professores pedagogos temporários, válido para 2022 e prorrogável para 2023, seguindo o Edital 51/2021. A seleção tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), onde estão autorizadas mais de 5 mil contratações, sendo 1600 delas destinadas ao NRE de Ivaiporã.

O processo seletivo será realizado pelo Instituto Consulplan e a inscrição deve ser efetuada pelo site www.institutoconsulplan.org.br. A taxa é de R$ 35 para o candidato que optar por efetivar uma inscrição e de R$ 55 para duas. A data limite para o pagamento da taxa é 24 de setembro.

A divulgação da relação provisória das inscrições acontece em 8 de outubro, aplicação das provas será no dia 24 de outubro e o resultado final será divulgado em 29 de novembro. Os locais das provas em Ivaiporã serão divulgados em breve pela Consulplan, organizadora do processo seletivo.

“Esse processo seletivo vem para atender a necessidade de atendimento aos alunos das instituições de ensino da rede pública estadual para que eles não fiquem sem aula e não haja defasagem na aprendizagem no caso de o professor precisar ser afastado por algum motivo”, destacou o chefe do NRE de Ivaiporã, Válber Clarimundo.

A coordenadora de recursos humanos, Débora Albertin, alertou sobre a importância dos professores inscritos no edital 47 e que já estão trabalhando, também se inscrevam no edital 51, porque o edital 47 só será prorrogado até 2022, enquanto o 51 tem validade até 2023.

Também está aberto, desde o dia 1º de setembro e com encerramento no dia 27 de setembro, o processo seletivo para preenchimento de vagas para o corpo de militares estaduais inativos voluntários – programa de colégios cívico militares do Paraná – para as funções de diretor e monitor cívico militar.

O coordenador de tecnologia educacional, Pedro Neto explicou que o edital 001/2021 – SESP/SEED busca preencher as vagas remanescentes para cadastro de reserva nas escolas cívico militares, que no caso do NRE de Ivaiporã, tem o Colégio Anita Garibaldi, em Jardim Alegre. “No nosso núcleo temos uma vaga a ser preenchida no cadastro reserva e essa é uma oportunidade para que os militares reformados que tenham interesse em colaborar com a educação acessem o edital disponível no site da Seed para obter todas as informações referentes ao processo seletivo”, afirmou.

“Esse cadastro reserva é importante para que, no caso de um problema, esse militar seja substituído. No Paraná há alguns municípios que ainda não efetivaram escola com os militares que serão efetivados nesse momento, aquelas que estão efetivadas para que tenham cadastro reserva e futuras consultas a comunidade tenham um parâmetro de quais profissionais podem contar”, salientou o chefe do NRE de Ivaiporã.

Por sua vez, a campanha Paraná Piá, programa coordenado pela primeira dama Luciana Saito Massa, é voltada a arrecadar brinquedos novos para crianças em condição de vulnerabilidade social. Também será opcional a doação de peças de vestuário novas. O objetivo é transformar a realidade de pequenos paranaenses até o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.

Em Ivaiporã, o ponto de coleta das doações até o dia 4 de outubro é a sede do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, que tem participação bastante efetiva na campanha. O que for arrecadado será recolhido e levado ao quartel do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Ivaiporã, que ajudará na organização e distribuição dos donativos.

A campanha vai atender crianças de 0 a 12 anos, inclusive as internadas com alguma enfermidade em hospitais pelo SUS. “Desde o início da campanha, no dia 9 de setembro, já arrecadamos aproximadamente duas caixas de brinquedos e uma caixa de roupas”, disse a técnica pedagógica Maria Regina de Castro.

O chefe do NRE de Ivaiporã lembrou que além de isolar e deixar as pessoas com menos recursos, a pandemia fragilizou muitas famílias. “Sabemos que quem mais sente o fato de estar internada são as crianças, e quando ela recebe um brinquedo ou uma roupa nova, enche de alegria e ajuda a aumentar sua autoestima e recuperação”, finalizou Válber Clarimundo.

Campanha arrecada brinquedos e roupas novas que serão doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social

Campanha arrecada brinquedos e roupas novas que serão doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social