Ivaiporãense publica artigo na revista científica do CREA-PR

Artigo da engenheira civil ivaiporãense aborda como aproveitar resíduos de garrafa pet junto a massa de concreto

Artigo da engenheira civil ivaiporãense aborda como aproveitar resíduos de garrafa pet junto a massa de concreto

A engenheira civil Fernanda Letícia Andrade, formada pela UniFil em 2019, publicou artigo na mais recente edição da Revista Técnico-Científica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR), disponibilizada a profissionais, acadêmicos e demais interessados.

O trabalho analisa o uso de resíduos de garrafas PET na composição de microconcreto a ser utilizado para reparos em construções. O estudo começou na graduação de Engenharia Civil, e foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título “Microconcreto de baixo módulo para reparos com emprego de resíduos de Politereftalato de Etileno (PET)”.

A escolha do material foi feita pensando em, por meio do uso de insumos recicláveis, produzir um material adequado para o uso na construção civil que fosse de baixo custo. Além da vantagem econômica o objetivo também foi propor uma alternativa de reaproveitamento de garrafas que, por vezes, são incorretamente descartadas e acabam prejudicando o meio ambiente.

Apesar de se ter alcançado resultados bastante satisfatórios, o material ainda precisa de mais análises para seu aperfeiçoamento, para então ser possível seu uso na prática. Por enquanto, dos seis parâmetros analisados (espalhamento, resistência à compressão, resistência à tração, módulo de deformação, retração livre e retração restringida) apenas um não corresponde ao solicitado pelas normas brasileiras e literatura da área. “A sugestão para trabalhos futuros é incorporar novas adições de materiais poliméricos ou mudar o volume de PET adicionado ao material para então, depois de novas análises, alcançar viabilidade para se ter utilização na prática”, explicou a engenheira.